Em 2015, o Núcleo de Apoio às Práticas Educativas – NAPE realizou um estudo sobre o ensino de comunicação no currículo do curso da Faculdade de Medicina da UFJF. Através de seu resultado, foi constatado que um quarto das disciplinas do 1º ao 8º período trata do tema em seus programas e que a maioriados professores reconhece a importância do treinamento de habilidades de comunicação na formação médica.
Assim, passando a uma nova etapa, o núcleo realizou, no primeiro semestre de 2016, a Oficina de Comunicação, a qual objetivou a construção de uma matriz de competências de comunicação ao longo do currículo.
A oficina ministrada pelas professoras Sandra Helena Cerrato Tibiriçá, Oscarina da Silva Ezequiel e Márcia Fávero de Souza Tostes contou com a presença de vários docentes responsáveis por disciplina e de representantes de turma, que participaram da construção coletiva da matriz, favorecendo o estabelecimento de interfaces entre as disciplinas, o compartilhamento da experiência dos professores que já desenvolvem tais atividades de treinamento e a consequente adequação dos programas às Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Medicina.
No dia 27 de abril, houve a abertura da oficina, que objetivou compartilhar uma introdução aos conceitos de comunicação. Nessa oportunidade, as ministrantes reforçaram a importância do treinamento das habilidades de comunicação durante a formação médica.
O segundo encontro, realizado no dia 11 de maio, objetivou discutir as competências de comunicação, a partir de suas modalidades, comparando-as com a literatura. Além disso, foi trabalhado como distribuí-las ao longo do currículo de Medicina da UFJF.
No dia 15 de junho, trabalhou-se com o desenvolvimento de competências pedagógicas para o ensino e a avaliação das habilidades de comunicação, nos diferentes módulos e disciplinas do curso de Medicina da UFJF, encerrando-se, assim, a oficina.