Professores e alunos da FAMED participam do 53º COBEM

Márcia Fávero, Alice, Ivana, Sandra, Lucas, Oscarina, Elisabeth, Ana Lúcia

Dos dias 7 a 10 de novembro o Rio de Janeiro sediou o 53º Congresso Brasileiro de Educação Médica – COBEM – que trouxe como tema “Educação Médica e Cuidados na Saúde: Uma Rede em Movimento”. Docentes e estudantes da FAMED participaram de diferentes momentos e atividades do Congresso. As Profas. Sandra Tibiriçá e Oscarina Ezequiel ministraram a Oficina “Mapa conceitual como ferramenta de aprendizado e avaliação”. O Prof. Giancarlo Lucchetti participou do painel “A espiritualidade no currículo médico.” Além deles, também o professor Marcus Gomes Bastos conduziu a oficina “Ultrassom Point of Care no Ensino de Graduação Médica”.

Resultados parciais do pós-doutorado da Profa. Oscarina Ezequiel, realizado na UNICAMP, que trata da trajetória, perfil sócio demográfico e profissional dos egressos de uma escola médica pública federal, foram apresentados na forma de apresentação oral no dia 08 de novembro e, no dia seguinte a professora apresentou o trabalho “Mapa conceitual como ferramenta de avaliação do estudante, em atividades de blended learning, durante o Internato em Atenção Primária a Saúde” também na forma oral. Muitos outros professores da UFJF e de outras instituições são co-autores destes trabalhos: Sandra Helena Cerrato Tibiriçá, Ivana Lúcia Damásio Moutinho, Alessandra Lamas Granero Lucchetti, Giancarlo Lucchetti, Suely Grosseman (UFSC), Paulo Marcondes Carvalho Jr (FAMEMA) e Eliana Amaral (UNICAMP), bem como os estudantes Lucas Gomes Braga e Rafael Augusto de Melo Lacerda.

Prof. Giancarlo

O Prof. Giancarlo atuou também como co-orientador do pôster “Espiritualidade e religiosidade em estudantes de medicina” em parceria com a PUC-Sorocaba, que teve como autores: Amanda Guedes dos Santos, Rodolfo Furlan Damiano, Bárbara Almeida da Silva, Giancarlo Lucchetti e Luciana Maria de Andrade Ribeiro.

Orientado pela professora e Coordenadora do NAPE (Núcleo de Apoio às Práticas Educativas) Sandra Tibiriçá, o Projeto Gotas Musicais, que todas as quartas-feiras pela manhã traz uma pausa nas aulas para um pouco de música, foi apresentado na forma de pôster pelo acadêmico do 7º período, Lucas Braga, intitulado “Gotas Musicais: A música inserida no horário regular de estudo do Curso de Medicina”. “O trabalho chamou atenção por sua inovação e vanguarda”, destacou a Profa. Sandra.

Acadêmico Lucas Braga

O acadêmico Lucas também atuou como delegado discente, representando os alunos da FAMED em plenárias e votações que discutiram questões como alterações no estatuto da Abem, decisões sobre o COBEM de 2017, assembléias regionais e nacionais com tomadas de decisões sobre a COAPES, ampliação das residências, lei do “Mais Médicos”, entre outras. “Minha atuação foi importante para estar a par das relações entre a ABEM e os Ministérios, formas de avaliação do aluno, novas tecnologias de ensino. O COBEM é uma maneira interessante de deixar de ser alienado sobre o que acontece na educação médica no Brasil e ter boas ideias para atuação local”.

Destacando as opiniões dos acadêmicos sobre o Teste de Progresso, a Professora e Coordenadora do Núcleo Mineiro para elaboração do Teste de Progresso, Elisabeth Andrade, apresentou o pôster “Percepção dos estudantes de medicina em relação ao Teste de Progresso” e afirma que os alunos avaliaram que os itens foram adequadamente elaborados e com relação ao grau de dificuldade, a maioria dos estudantes do básico (1° ao 4º período) classificou a prova como difícil, a maioria dos estudantes do intermediário (5º ao 8º período) classificou a prova como de média dificuldade e difícil e a maioria dos estudantes do internato (9º ao 12º período) classificou a prova como de média dificuldade. Quanto à clareza dos enunciados,  a maioria dos estudantes do básico, intermediário e do internato consideraram a maioria dos enunciados claros. Quanto ao tempo de prova, a maioria dos estudantes do básico informou tempo de gasto para resolução entre 2 e 3 horas, os do internato entre 3 e 4 horas e os do internato entre 2 e 3 horas.

Profa. Ana Lúcia

Na sessão de temas livres, a professora Ana Lúcia Guedes apresentou seu trabalho com os docentes da disciplina de pediatria “Uma experiência de desenvolvimento docente nas técnicas de simulação, feedback e debriefing”, e ressaltou a importância da motivação docente para um “desenvolvimento docente sustentável”.

Profas Alice e suas alunas

A professora de Anatomia, Alice Rezende, e as acadêmicas Patrícia Martins Barros Rapozo Mathias, Vitória Faustino e Mariana Meireles Teixeira, apresentaram o pôster “Sempre Vivo – Doação Voluntária de Corpos para Ensino e Pesquisa”, que destacou a importância da doação de corpos para este fim, os caminhos para a implantação do projeto e as etapas a serem seguidas por um doador.

Também a professora Márcia Fávero e sua aluna Marcela Barreto, apresentaram o pôster “Ambulatório de atenção à saúde mental na infância: atividade de ensino interprofissional para internos e residentes”, que reflete sobre uma nova modalidade de atendimento clínico, envolvendo profissionais de diferentes áreas do conhecimento e uma dinâmica de colaboração ativa entre residentes e internos.

Avaliando a importância do evento, a Coordenadora do curso de Medicina, Ivana Damásio Moutinho destacou: “o Congresso Brasileiro de Educação Médica é o evento mais importante para nós educadores da área e a participação nos permite acompanhar as mudanças, discutir as dificuldades e trocar experiências com os demais, bem como conhecer pesquisas e projetos inovadores, além de ouvir os discentes participantes. A FAMED/UFJF se destaca pelo trabalho de manter as Diretrizes Curriculares Nacionais e as atualizações acadêmico-científicas da área em sua pauta diária, aliado à dedicação e cuidado com nossos alunos, nosso objetivo maior.”

Profa. Elisabeth Andrade

Profa. Márcia Fávero e sua aluna Marcela