Fechar menu lateral

Faculdade de Medicina tem a Escola como Novo Campo de Estágio do Internato.

Um novo campo de estágio em APS para atuação dos alunos da Faculdade de Medicina (FAMED), baseado no Programa saúde nas escolas (PSE) do Ministério da Saúde e obedecendo a lógica da Estratégia da Saúde da Família, está ocorrendo no Bairro Linhares. Os estagiários do nono período da Faculdade de Medicina da UFJF sob a supervisão da professora Jomara Oliveira dos Santos Yogui (Professora de Medicina de Família e ComuIMG_20151111_115525616nidade da FAMED/UFJF) estão atendendo aos escolares e aos pais ou responsáveis na Escola Municipal Áurea Bicalho do bairro Linhares. Esta ação tem a  parceria da Subsecretária de Atenção Primária da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora através das equipes de Estratégia de Saúde da Família da UAPS do Linhares e com a Direção da Escola Municipal Áurea Bicalho no bairro Linhares ( local dos atendimentos).

O trabalho tem como foco a promoção e prevenção de doenças crônicas e prevalentes na população como hipertensão arterial, diabetes e obesidade e que estão atingindo a população em uma faixa etária cada vez mais precoce como na infância e adolescência. Ações educativas visando à alimentação saudável precedem todos os atendimentos. Vídeos, livros, brinquedos educativos e teatro são recursos que os estagiários da medicina utilizam para as discussões com os escolares. Após atividade educativa, é realizada a pesagem, a mensuração da estatura com estadiômetro, a medida da circunferência abdominal e aferição da Pressão Arterial das crianças e adolescentes usando braçadeiIMG_20151111_143832206ras apropriadas para o tamanho das crianças. E, se detectado alguma alteração nestes critérios, os pais ou responsável pela criança ou adolescente são chamados à escola. Com os pais, são colhidas informações sobre a criança, são orientadas mudanças de hábitos alimentares e é estimulada a prática da atividade física, como caminhadas em família. Neste momento, é feito uma abordagem familiar e os pais, também, são atendidos e devidamente encaminhados se necessário. É esperado que os acadêmicos de Medicina desenvolvam habilidades como manusear gráficos e tabelas de peso, estatura, circunferência abdominal e hipertensão arterial, identifiquem os papéis dos agentes Comunitários de saúde e experimentem a prática do médico de família.   As agentes Comunitárias de saúde (ACS) da UAPS Linhares Joana Darc Matias Mattos, Edna Calisto de Paula e Daniele Bortoloso Ferreira Fagundes auxiliam nos atendimentos e com a presença destes profissionais os alunos da medicina vivenciam um trabalho interprofissional.

“As vivências que a IMG_20151111_114008771prática da Estratégia da saúde da Família (ESF) proporcionam aos profissionais de saúde são de extrema importância para a formação em saúde, pois além de cenário de práticas interprofissional em saúde o estudante passa a perceber que atividades de promoção e prevenção, muitas vezes simples, podem contribuir significativamente para melhoria da qualidade de vida da população em geral.” Relata a médica JomaraOliveira dos Santos Yogui.