Um novo campo de estágio em APS para atuação dos alunos da Faculdade de Medicina (FAMED), baseado no Programa saúde nas escolas (PSE) do Ministério da Saúde e obedecendo a lógica da Estratégia da Saúde da Família, está ocorrendo no Bairro Linhares. Os estagiários do nono período da Faculdade de Medicina da UFJF sob a supervisão da professora Jomara Oliveira dos Santos Yogui (Professora de Medicina de Família e Comunidade da FAMED/UFJF) estão atendendo aos escolares e aos pais ou responsáveis na Escola Municipal Áurea Bicalho do bairro Linhares. Esta ação tem a parceria da Subsecretária de Atenção Primária da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora através das equipes de Estratégia de Saúde da Família da UAPS do Linhares e com a Direção da Escola Municipal Áurea Bicalho no bairro Linhares ( local dos atendimentos).
O trabalho tem como foco a promoção e prevenção de doenças crônicas e prevalentes na população como hipertensão arterial, diabetes e obesidade e que estão atingindo a população em uma faixa etária cada vez mais precoce como na infância e adolescência. Ações educativas visando à alimentação saudável precedem todos os atendimentos. Vídeos, livros, brinquedos educativos e teatro são recursos que os estagiários da medicina utilizam para as discussões com os escolares. Após atividade educativa, é realizada a pesagem, a mensuração da estatura com estadiômetro, a medida da circunferência abdominal e aferição da Pressão Arterial das crianças e adolescentes usando braçadeiras apropriadas para o tamanho das crianças. E, se detectado alguma alteração nestes critérios, os pais ou responsável pela criança ou adolescente são chamados à escola. Com os pais, são colhidas informações sobre a criança, são orientadas mudanças de hábitos alimentares e é estimulada a prática da atividade física, como caminhadas em família. Neste momento, é feito uma abordagem familiar e os pais, também, são atendidos e devidamente encaminhados se necessário. É esperado que os acadêmicos de Medicina desenvolvam habilidades como manusear gráficos e tabelas de peso, estatura, circunferência abdominal e hipertensão arterial, identifiquem os papéis dos agentes Comunitários de saúde e experimentem a prática do médico de família. As agentes Comunitárias de saúde (ACS) da UAPS Linhares Joana Darc Matias Mattos, Edna Calisto de Paula e Daniele Bortoloso Ferreira Fagundes auxiliam nos atendimentos e com a presença destes profissionais os alunos da medicina vivenciam um trabalho interprofissional.
“As vivências que a prática da Estratégia da saúde da Família (ESF) proporcionam aos profissionais de saúde são de extrema importância para a formação em saúde, pois além de cenário de práticas interprofissional em saúde o estudante passa a perceber que atividades de promoção e prevenção, muitas vezes simples, podem contribuir significativamente para melhoria da qualidade de vida da população em geral.” Relata a médica JomaraOliveira dos Santos Yogui.