Fechar menu lateral

Participação da Faculdade de Medicina da UFJF no Programa de desenvolvimento docente – FAIMER

As professoras Sandra H. C. Tibiriçá e Oscarina da Silva Ezequiel, do Núcleo de Apoio às Práticas Educativas  NAPE/ FACMED integram o  grupo de docentes do Programa FAIMER Brasil (Foundation for Advancement of International Medical Education and Research).  O programa FAIMER  apoiado pelo MS em parceria com a UFC ( Universidade do Ceará) e  sede na Filadelfia. Constitui um dos mais importantes programas de desenvolvimento docentes  para a área da saúde no Brasil, e  oferece ao final de dois anos um título de especialista em educação para as profissões da saúde. Cinco docentes da UFJF  já fizeram  ou fazem a especialização sendo  eles : Marcelo Maroco (2012), Elisabeth Andrade (2013), Ana Lúcia  de Lima Guedes (2014), Márcia Helena  Fávero de Souza Tostes (2015) – Campus JF e  Marcos Alex Mendes da Silva (2015) – Campus GV.

Neste ano participaram em Fortaleza, dos dias 06 à 27 de março,  do programa as Professoras Ana Lúcia de Lima Guedes e Márcia Helena  Fávero de Souza Tostes.

O impacto do programa FAIMER  é visível nos últimos cinco anos na UFJF com as seguintes iniciativas: Blended learning (EaD e mapa conceitual com problematização) no internato em Atenção Primária a Saúde, Aprendizagem Baseada em Problemas (nas disciplinas Temas Integradores de Clínica Ampliada), OSCE no internato, feedback e debriefing, teste do progresso e mais recente, ampliação das discussões do ensino de habilidades de comunicação. 

IMG_20150319_130010083_HDR