Juiz de Fora é referência em cuidados psiquiátricos

Juiz de Fora está prestes a se tornar polo formador de profissionais de saúde mental. Tudo por causa da rede de serviços de cuidados ao paciente psiquiátrico que existe hoje na cidade, cujas principais representantes são as residências terapêuticas, espaços em que no máximo dez pacientes vivem em uma estrutura semelhante a um lar verdadeiro.

Hoje a cidade possui 22 residências terapêuticas, mas o coordenador nacional de Saúde Mental do Ministério da Saúde, Roberto Tykanori, visitou a cidade para anunciar o aporte de uma verba para a construção de mais 16 residências, podendo impactar mais de 200 pacientes.

Com as residências terapêuticas, em Juiz de Fora não se faz mais internação em hospital psiquiátrico de longa permanência, e por isso a cidade é exemplo hoje no Brasil. Este tipo de tratamento tem possibilitado a transformação de pacientes em espaço curtíssimo de tempo, e por isso, a ideia de Tykanori é trazer profissionais de outros municípios para conhecer e aprender sobre a estrutura psiquiátrica de Juiz de Fora.

Vale lembrar que o Hospital Universitário da UFJF oferece o programa de Residência Médica em Psiquiatria, em que o aluno se especializa nos cuidados médicos em saúde mental, fazendo parte da estrutura de cuidados do sistema público de saúde da cidade.