Uma pesquisa do Centro de Biologia da Reprodução da UFJF, feita pela pesquisadora Ana Eliza Andreazzi (professora da disciplina Biofísica do primeiro período de Medicina) busca estudar como o metabolismo da mãe durante a gestação e lactação influencia o metabolismo do filho. O estudo, realizado com modelo animal, consiste em treinar animais como atletas antes de cruza-los, e verificar como esses hábitos influenciam o indivíduo gerado.
Segundo Ana Eliza, vários artigos na literatura relacionam hábitos de vida desregrados da mãe a maior chance do filho desenvolver doenças como obesidade e diabetes n futuro, mesmo que tenha hábitos mais saudáveis. A professora salienta que isso acontece não por mudança nos genes transmitidos pela mãe ao filho, mas por mudanças epigenéticas, ou seja, na forma como os genes se manifestam.
A pesquisa é importante pois, segundo a professora, aponta para a necessidade da manutenção de hábitos saudáveis por parte de gestantes e lactantes, como forma de garantir um crescimento mais saudável dos filhos.
FONTE: Secom/UFJF