Fechar menu lateral

Pesquisa de professora relaciona hábitos da mãe à saúde do filho

Uma pesquisa do Centro de Biologia da Reprodução da UFJF, feita pela pesquisadora Ana Eliza Andreazzi (professora da disciplina Biofísica do primeiro período de Medicina) busca estudar como o metabolismo da mãe durante a gestação e lactação influencia o metabolismo do filho. O estudo, realizado com  modelo animal, consiste em treinar animais como atletas antes de cruza-los, e verificar como esses hábitos influenciam o indivíduo gerado.

Segundo Ana Eliza, vários artigos na literatura relacionam hábitos de vida desregrados da mãe a maior chance do filho desenvolver doenças como obesidade e diabetes n futuro, mesmo que tenha hábitos mais saudáveis. A professora salienta que isso acontece não por mudança nos genes transmitidos pela mãe ao filho, mas por mudanças epigenéticas, ou seja, na forma como os genes se manifestam.

A pesquisa é importante pois, segundo a professora, aponta para a necessidade da manutenção de hábitos saudáveis por parte de gestantes e lactantes, como forma de garantir um crescimento mais saudável dos filhos.

FONTE: Secom/UFJF