Professoras da Famed participam de evento sobre educação em saúde

No mês de novembro de 2014 as professoras da Facmed/NAPE, Sandra Tibiriçá e Oscarina Ezequiel, participaram do The Network: Towards Unity For Health (The Network: TUFH), em Fortaleza, Ceará. The Network é uma rede de indivíduos, instituições e organizações comprometidas com a melhoria da saúde das pessoas e suas comunidades. Mesmo sendo uma Organização não-governamental, relaciona-se oficialmente com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Com a sua longa história de mais de trinta anos, a rede: TUFH tem desempenhado um papel importante na promoção de inovações orientadas para a comunidade, levando a reformas curriculares em instituições de ensino em todo o mundo.

Nos últimos anos, tornou-se evidente que, para melhorar a saúde da comunidade, as inovações na educação das profissões de saúde deveriam se vincular às inovações complementares na prestação de serviços de saúde e desenvolvimento de políticas de saúde. Segundo as professoras o encontro foi extremamente proveitoso, permitindo a troca de informações entre povos de todos os continentes, em que a maior riqueza foi, sem dúvida, a possibilidade de aprender com a diversidade de experiências de indivíduos e times de todo o mundo.

No âmbito da Educação em Saúde a rede TUFH incentiva o desenvolvimento de currículos para os profissionais de saúde , bem como pesquisas voltadas para as necessidades prioritárias da comunidade na lógica da educação baseada na comunidade. Estimula, ainda, o desenvolvimento de métodos de ensino que permitam aos estudantes aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes, visando partilhar conhecimentos para promover os processos de mudança. A experiência no Network foi de grande relevância para as atividades do Núcleo de Apoio às Práticas Educativas (NAPE), da Facmed.