Fechar menu lateral

Plano Departamental

Plano de Ensino

Disciplina: MAT149 - MATEMÁTICA ESCOLAR II

Horas Aula: 4

Departamento: DEPTO DE MATEMATICA /ICE

Ementa
keyboard_arrow_down keyboard_arrow_up
1- Aritmética no Ensino Fundamental
2- Álgebra no Ensino Fundamental
3- Atividades Aritméticas e Algébricas
4-Questões Atuais sobre o Ensino e Aprendizagem da Aritmética e a Álgebra no Ensino Fundamental
1- ARITMÉTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Análise de Problemas de Aprendizagem e Alternativas Didáticas no Ensino de Tópicos de Aritmética. A Aritmética Proposta nos Livros Didáticos.
2- ÁLGEBRA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Análise de Problemas e Alternativas Didáticas no Ensino de Tópicos de Álgebra. Análise da Álgebra Proposta nos Livros Didáticos.
3- ATIVIDADES ARITMÉTICAS E ALGÉBRICAS
Elaboração de Atividades para a Sala de Aula.
4- QUESTÕES ATUAIS SOBRE O ENSINO E APRENDIZAGEM DA ARITMÉTICA E A ÁLGEBRA NO
ENSINO FUNDAMENTAL
Levantamento de Dificuldades de Aprendizagem. Novas Perspectivas para o Ensino da Aritmética e a Álgebra.
LINS, R.C. e GIMENEZ, J. Perspectivas em Aritmética e Álgebra para o Século XXI. Coleção Perspectivas em Educação Matemática. Campinas: Papirus, 1997.
POWELL, A. e BAIRRAL, M. A Escrita e o Pensamento Matemático: Interações e Potencialidades. Coleção Perspectivas em Educação Matemática. Campinas: Papirus, 2006.
BIGODE, A.J.L. Matemática Atual. São Paulo: Atual, 1994.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997.
COXFORD, A. F. e SHULTE, A. P. As Idéias da Álgebra. São Paulo: Atual, 2004.
SCHILIEMANN, A. e CARRAHER, D. (orgs) A Compreensão de Conceitos Aritméticos: Ensino e Pesquisa. Campinas, SP: Papirus, 1998.
IMENES, L.M.P. Matemática. 4 vols. São Paulo: Scipione, 1997.
UNO: Revista de Didáctica de las Matemáticas. Lenguajes Algebraicos. Barcelona: Grao, nº 14, octubre, 1997.
Voltar