Disciplina: MAT091 - SEMINARIO
Horas Aula: 2
Departamento: DEPTO DE MATEMATICA /ICE
Plano de Ensino
UNIDADE 2: Leitura e interpretação de resultados de avaliações em larga escala (6h)
UNIDADE 3: Técnicas de Elaboração e Revisão de Itens (12h)
UNIDADE 4: Qualidade Técnica e Validação (2h)
UNIDADE 5: Futuro das Avaliações (2h)
1.1 Introdução às Avaliações Educacionais (2h)
• Conceitos básicos: avaliação, medida e testagem;
• Tipos de avaliação: formativa, somativa, diagnóstica;
• Os diferentes usos e propósitos dos testes: avaliação, certificação e seleção;
• Características das avaliações em larga escala;
• Principais sistemas avaliativos no Brasil (SAEB, Prova Brasil, ENCCEJA, ENEM) e no mundo (PISA, TIMSS, ERCE).
1.2 Matrizes de Referência em Matemática (2h)
• Estrutura e organização das matrizes de referência (SAEB e ENEM);
• Relação entre matriz de referência e currículo.
1.3 Taxonomia de Bloom Revisada (2h)
• Dimensões do conhecimento e processos cognitivos;
• Aplicação da taxonomia em matemática;
• Verbos de ação e níveis de complexidade.
1.4 Níveis de Proficiência em Matemática (2h)
• Escalas de proficiência do SAEB;
• Descrição dos níveis e habilidades esperadas;
• Progressão das aprendizagens matemáticas.
UNIDADE 2: Leitura e interpretação de resultados de avaliações em larga escala (6h)
2.1 Teoria Clássica do Teste – TCT (2h)
• Testes referenciados por noma e critério e dificuldade dos itens;
• Discriminação dos itens;
• Desvantagens da TCT.
2.2 Teoria de Resposta ao Item - TRI (4h)
• Fundamentos da TRI;
• Modelos de um, dois e três parâmetros;
• Modelo a três parâmetros: dificuldade, discriminação, acerto casual;
• Critério de ancoragem de itens na construção de escalas de proficiência;
• Interpretação de resultados na escala de proficiência e padrões de desempenho.
UNIDADE 3: Técnicas de Elaboração e Revisão de Itens (12h)
3.1 Item de Resposta Selecionada (5h)
• Estrutura do item: enunciado, comando e alternativas;
• Critérios para elaboração do enunciado;
• Construção de distratores eficazes: paralelismo sintático, paralelismo semântico e plausibilidade;
• Evitando armadilhas e vícios na elaboração;
• Oficina prática: Elaboração de 2 itens.
3.2 Item de Resposta Construída (4h)
• Características e aplicações;
• Critérios de correção e rubrica;
• Oficina prática: Elaboração de 1 item.
3.3 Desafios de adaptação de itens (2h)
• Dimensionamento de suportes: gráficos, tabelas e imagens;
• Linguagem inclusiva e adequada;
• Descrição de imagens;
• Utilização de cores nos itens.
3.4 Processo de revisão e validação de itens (1h)
• Etapas da revisão técnica;
• Revisão por pares;
• Comitês de validação;
• Pré-teste.
UNIDADE 4: Qualidade Técnica e Validação (2h)
4.1 Critérios de Qualidade (2h)
• Fidedignidade e Validade dos testes de proficiência;
• Confiabilidade e precisão;
• Adequação linguística e cultural;
UNIDADE 5: Futuro das Avaliações (2h)
5.1 Itens e testes inovadores (2h)
• Itens interativos;
• Testes Adaptativos Computacionais (CAT).
and Evaluation, 2001.
• HAMBLETON, R. K.; SWAMINATHAN, H. Item Response Theory: Principles and
Applications. Springer, 1985.
• PASQUALI, L. Psicometria: Teoria dos Testes na Psicologia e na Educação. Vozes,
2017.
• HOGAN, T. P. Introdução à Prática de Testes Psicológicos. LTC, 2006.
e Aplicações. ABE, 2000.
• HALADYNA, T. M. Developing and Validating Multiple-Choice Test Items. Routledge,
2004.
• INEP. Matrizes de Referência para Avaliação: Documento Básico. INEP/MEC, 2019.
Documentos Técnicos
• Relatórios técnicos do SAEB, do ENCCEJA, do ENEM e do PISA.
• Guias de elaboração de itens do INEP.
• Manuais de análise psicométrica.
• Escalas de proficiência em matemática.