👏O evento visa promover o debate científico, político e ético sobre a formação inicial e continuada de professores da Educação Básica para atuarem na Educação Especial Inclusiva, problematizando o cenário atual; as perspectivas e desafios postos pelas novas políticas públicas de formação docente e pelas demandas educativas que continuam com baixo atendimento na Educação Especial, como as pessoas com Altas Habilidades/Superdotação.
O evento estimula a aproximação entre a Educação Superior e Básica, pois convida a refletir sobre a formação docente de forma ampla e articulada a diferentes espaços formativos (Universidades, Redes de ensino, escolas entre outros) e aos desafios pedagógicos, curriculares e de gestão que emanam do cotidiano escolar e das crescentes demandas sociais. Importa esclarecer que a oferta de formação inicial em Educação Especial Inclusiva, até 2023, era pouco exercida pelo setor público, estando localizada em apenas 3 Instituições Federais de Ensino (UFSCar, UFSM e UFRRJ), das regiões Sudeste e Sul, com o Parfor Equidade 2023, vislumbra-se a expansão da oferta pública e a presença dessa formação nas diferentes regiões brasileiras.
O grupo proponente integra os esforços nacionais de ampliação da formação inicial para a Educação Inclusiva, pela contemplação das 3 instituições parceiras (UFPA, Unilab, UFJF) no Edital Parfor Equidade 2023. Especificamente a UFPA e a UFJF ofertarão a Licenciatura em Educação Especial Inclusiva, promovendo formação específica fora do eixo das capitais.
Além disso, a UFPA/Campus de Castanhal oferecerá oportunidades de acesso à formação docente em 3 territórios amazônicos.
Nessa moldura, urge refletir sobre a expansão dessa formação, no cenário nacional, e como esse processo pode e deve se constituir em efetiva melhoria de qualidade da educação ofertada para os diferentes públicos da Educação Especial na perspectiva da inclusão e na oferta de uma formação docente em bases críticas e com qualidade social referenciada. Ser espaço dessa reflexão é a grande meta evento.
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