Fechar menu lateral

DICAS DO MAEA – 18/10/2024

🎬”Ailton Krenak cunhou a expressĂŁo “Demarcação de telas” para descrever a produção dos cinemas indĂ­genas nos Ășltimos dez anos no Brasil. Telas de cinema, telas de celular, telas nas artes visuais surgem como suportes para abrigarem as narrativas contadas por artistas indĂ­genas.
A escolha da palavra “demarcar” tambĂ©m indica uma coincidĂȘncia entre a luta pela retomada do territĂłrio e essa produção imagĂ©tica. Ailton, junto a outros realizadores do audiovisual, tĂȘm dito que as imagens sĂŁo territĂłrios em disputa e que a produção audiovisual indĂ­gena Ă© um “cinema de ação”.

đŸčA histĂłria recente dos cinemas indĂ­genas Ă© marcada pela formação de coletivos. Criado em 1986, o projeto pioneiro VĂ­deo nas Aldeias, marca um inĂ­cio da formação de realizadores indĂ­genas. O panorama hoje Ă© bem diferente dos anos 80, pois hĂĄ uma produção audiovisual indĂ­gena plural, em todas as regiĂ”es, em diferentes etnias e grupos, como o Kuery (MbyĂĄ-Guarani, no Rio Grande do Sul), o NAX – NĂșcleo Audiovisual Xapono (Yanomami, no Amazonas) e o Coletivo Beture de Cineastas MebĂȘngĂŽkre (KayapĂł, no ParĂĄ). Os Ășltimos anos tambĂ©m foram marcados por projetos e mostras com filmes de autoria indĂ­gena, como Aldeia SP – Bienal de Cinema IndĂ­gena, o ForumdocBh, o Tela IndĂ­gena e o Festival de Cinema e Cultura IndĂ­gena – FeCCI, dedicados Ă  exibição dessas produçÔes”.

Fonte: https://www.nonada.com.br/2022/12/demarcando-telas-10-filmes-de-autoria-indigena-para-assistir/

#repost @nonadajornalismo

 

 

ConteĂșdo acessĂ­vel em Libras usando o VLibras Widget com opçÔes dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. ConteĂșdo acessĂ­vel em Libras usando o VLibras Widget com opçÔes dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.