Introdução à Análise e Modelagem de Dados Multivariados usando o R

Aos Alunos

Aqui, você encontra o material de apoio do minicurso e informações sobre o pacote estatístico R.

Clique Aqui para obter meu endereço, ir para minha homepage ou mandar-me um e-mail. Sinta-se à vontade para entrar em contato e compartilhar suas sugestões e dúvidas sobre o uso do programa

Os materiais disponíveis para download serão disponibilizados no decorrer do minicurso e podem ser acrescentados ou modificados.

• Programa do minicurso:
    • Visualização de dados multivariados.
    • Técnicas de interdependência: análise de componentes principais, análise fatorial, escalonamento multidimensional,  análise de agrupamentos.
    • Análise de dependência: Discriminação e classificação; análise de discriminante linear; modelos logit.
  • Objetivo do minicurso: Capacitar alunos e demais usuários a utilizar o R para compreender e analisar conjuntos de dados multivariados. Busca também familiarizar o aluno com o uso desse pacote estatístico. O foco principal será análise exploratória de dados.
  • Material de apoio:
    • Visualização de dados multivariados [Slides
    • Técnicas de interdependência [Slides]
    • Análise de dependência [Slides]
  • Scripts:
    • Visualização de dados multivariados [Aqui
    • Plot a correlation matrix: [plotcor.txt].
  • Conjuntos de Dados:
    • AirPassengers [csv].
    • BOOKS_1 [txt].
    • CPS1985 [csv
    • dadosfic [csv].
    • exemplo02 [txt].
    • flicker [txt].
    • gam01 [txt].
    • Journals [csv].
    • rintro-chapter8 [csv]
    • rintro-chapter8 [csv].
    • solo [csv].
    • test2 [txt].
    • turma [csv].
    • twins.dat [txt].
    • twins [txt].
    • twins-explanation [txt].
  • Material suplementar:
  • Sites úteis:
  • Leitura recomendada:
    • O Andar do bêbado, de Leonard Mlodinow (Este livro é muito interessante, com leitura agradável e acessível).
    • Desafio aos Deuses: a fascinante história do risco, de Peter Bernstein. Analisa o papel do risco na sociedade, argumentando que a concepção do controle do risco constitui uma das ideias centrais que distinguem os tempos modernos do passado mais remoto. É uma narrativa que se assemelha a um romance e relata a notável aventura intelectual que libertou a humanidade dos oráculos e adivinhos.