Fechar menu lateral

Ensino de Estatística

Aos Alunos

Aqui, você encontra informações sobre a disciplina, tais como programa, notas de aula, atividades, roteiros de aulas práticas, lista de exercícios, conjunto de dados etc.

Clique Aqui para obter meu endereço, ir para minha homepage ou mandar-me um e-mail.

Os materiais disponíveis para download serão disponibilizados no decorrer do curso e podem ser modificados até a conclusão da disciplina.

  • Programa da disciplina: [Aqui]  
    • Horários de atendimento dos professores:
      • Prof. Lupércio França Bessegato: terças e quintas, de 15h00 às 16h00.
      • Prof. Ronaldo Rocha Bastos: quintas de 9h00 às 10h00.
    • Não hesitem em procurar o professor responsável pelo conteúdo em questão caso tenham dúvidas sobre qualquer aspecto da disciplina, avisando-o com antecedência de sua visita. Caso necessário, agendem atendimento em outro horário por e-mail ou em sala de aula.
    • Objetivo do curso: Capacitar os aluno(a)s na aplicação de abordagens de instrução de Probabilidade e Estatística, adequadas para uso em salas de aula de Matemática da Educação Básica. Familiarizar o(a) aluno(a) com o uso de pacote estatístico.
  • Material de apoio:
    • Tratamento da informação. [Slides]  Material provisório! 
    • Produção de dados. [Slides]. 
    • Introdução ao R. [Slides]. 
    • Distribuição normal. [Slides]. 
    • Decisão estatística e teste de significância. [Slides
    • Inferência: estimação. Parte 1: [Slides]. Parte 2: [Slides] novo
  • Atividades em sala: O objetivo das atividades é didático.
    • Atividade nº 1 – Qualificação de variáveis. [Aqui] . Realizada em 04/08/2017. 
    • Atividade nº 2 – Tabelas de frequências. [Aqui]. Realizada em 11/08/2017. 
    • Atividade nº 3 – Gráficos. [Aqui]. Realizada em 11/08/2017. 
    • Atividade nº 4 – Interpretação de gráficos. [Aqui]. 
    • Atividade nº 5 – Medidas resumo. [Aqui]. 
    • Atividade nº 6 – Quartis e box-plots. [Aqui]. 
    • Atividade nº 7 – Produção de dados: métodos de pesquisa. [Aqui
    • Atividade nº 8 – Produção de dados: exemplos de escalas. [Aqui
    • Atividade nº 9 – Exploração de dados. [Aqui
    • Atividade nº 10 – Resenha
    • Atividade nº 11 – Análise de artigos. [Aqui
    • Atividade nº 12 – Análise exploratória de dados no ensino básico. [Aqui
    • Atividade nº 13 – Distribuição normal. [Aqui
    • Atividade nº 14 – Concepções erradas sobre modelos em Estatística. [Aqui
    • Atividade nº 15 – Distribuição normal e a metáfora do grão de areia. [Aqui] [Artigo
    • Atividade nº 16 – A ideia de variação amostral e o conceito de distribuição amostral. [Aqui]. 
    • Atividade nº 17 – Intervalos de Confiança: o que é realmente importante ensinar/aprender. [Aqui]. 
    • Atividade nº 18 – A ideia de parâmetro. [Aqui]. 
    • Atividade n° 19 – Interpretando intervalos de confiança. [Aqui]. novo
    • Atividade nº 20 – Entendendo IC’s com base em perguntas de “conhecimentos gerais”. [Aqui] novo
  • Scripts e planilhas:
    • Gráficos e tabelas da apresentação “Tratamento da Informação”. [Aqui
  • Conjuntos de Dados: Abaixo alguns bancos de dados que serão utilizados em sala ou para a execução das atividades e das listas de exercícios.
  • Material suplementar:
    • Questionário de pesquisa. [Aqui
    • A Matemática da escolha social: eleições majoritárias e divisões proporcionais, Rogério Ricardo Steffenon e Antônio César Jabuinski. [pdf]. 
    • WANG, X.; REICH, N. G.; HORTON, N. J. Enriching students’ conceptual understanding of confidence intervals: An interactive trivia-based classroom activity. The American Statistician, n. aceito para publicação, 2017. [pdf] novo
    • Introdução ao R Commander, de Umbero Guarnier Mignozzetti, Centro de Estudo das Negociações Internacionais (CAENI) – Universidade de São Paulo, 2009. [pdf]0
    • Didáctica de la Estadística, de Carmen Batanero. Granada, ES: Departamento de Didáctica de la Matemática – Grupo de Educación Estadística de la Universidad de Granada
    • Exemplos de probabilidade. [Aqui
    • Tabela da distribuição normal. [Aqui
  • Linguagem estatística R:
  • Leitura recomendada:
    • MLODINOW, L. O Andar do bêbado. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2009. (Este livro é muito interessante, com leitura agradável e acessível).
    • SALSBURG, D. Uma senhora toma chá … como a estatística revolucionou a ciência no século XX. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009