Introdução ao Uso do R

Aos Alunos

Aqui, você encontra o material de apoio do minicurso e informações sobre o pacote estatístico R.

Clique Aqui para obter meu endereço, ir para minha homepage ou mandar-me um e-mail. Sinta-se à vontade para entrar em contato e compartilhar suas sugestões e dúvidas sobre o uso do programa

Os materiais disponíveis para download serão disponibilizados no decorrer do minicurso e podem ser acrescentados ou modificados.

• Programa do minicurso:
    • Estrutura e manipulação de dados
    • Funções elementares
    • Gerenciamento de pacotes
    • Documentação e ajuda
    • Descrição de dados
    • Recursos gráficos básicos
    • Algumas aplicações em dados quantitativos
  • Objetivo do minicurso: Capacitar pesquisadores acadêmicos e profissionais do mercado a utilizar o R para compreender e tirar conclusões de conjuntos de dados. Busca também familiarizar o aluno com o uso desse pacote estatístico.
  • Material de apoio:
    • Introdução ao Uso do R. [Slidesnovo
  • Scripts:
    • Introdução ao Uso do R. [Aqui] .  novo
  • Conjuntos de Dados:
    • AirPassengers [csv].
    • dadosfic [csv]
    • exemplo02 [txt]
    • gam01 [txt]
    • test2 [txt]
    • turma [csv]
  • Material suplementar:
  • Sites úteis:
  • Leitura recomendada:
    • O Andar do bêbado, de Leonard Mlodinow (Este livro é muito interessante, com leitura agradável e acessível).
    • Desafio aos Deuses: a fascinante história do risco, de Peter Bernstein. Analisa o papel do risco na sociedade, argumentando que a concepção do controle do risco constitui uma das ideias centrais que distinguem os tempos modernos do passado mais remoto. É uma narrativa que se assemelha a um romance e relata a notável aventura intelectual que libertou a humanidade dos oráculos e adivinhos.