Pesquisa Quantitativa

Aos Alunos

Aqui, você encontra informações sobre a disciplina, tais como programa, notas de aula, atividades, roteiros de aulas práticas, lista de exercícios, conjunto de dados etc.

Clique Aqui para obter meu endereço, ir para minha homepage ou mandar-me um e-mail.

Os materiais disponíveis para download serão disponibilizados no decorrer do curso e podem ser modificados até a conclusão da disciplina.

• Programa da disciplina: [Aqui]
    • Horários de atendimento do professor: terças e quintas, de 15h00 às 16h00. Não hesitem em procurar-me caso tenham dúvidas sobre qualquer aspecto da disciplina, avisando-me com antecedência de sua visita. Caso necessário, agendem atendimento em outro horário por e-mail ou em sala.
    • Objetivo do curso: Capacitar os alunos na aplicação de procedimentos de inferência estatística em processos de tomada de decisão. Familiarizar o aluno com o uso de pacote estatístico.
  • Material de apoio:
    • Introdução à Pesquisa Quantitativa. [Slides]
    • Coleta de Dados. [Slides]
    • Modelos Probabilísticos. [Slides]
    • Análise exploratória de dados. [Slides
    • Distribuições Amostrais e Estimação. [Slides]
    • Testes de Significância. [Slides
    • Comparações de Médias. [Slides]
    • Regressão e Correlação Linear. [Slides
  • Atividades Extra-sala:
    • Lista nº 1 – Exploração de dados univariados. [Aqui] . Entrega até 11/05/2017.
    • Lista nº 2 -Distribuições univariadas de probabilidade. Entrega até 18/05/2017.
    • Lista nº 3 – Amostragem. [Aqui]. Entrega até 01/06/2017.
    • Lista nº 4 – Análise exploratória de conjunto de dados. [Aqui]. Entrega até 22/06/2017.
    • Lista nº 5 – Estimação Intervalar [Aqui]. Entrega até 12/07/2017.
    • Lista nº 6 – Teste de Hipóteses [Aqui]. Entrega até 14/07/2017.
    • Lista nº 7 – Comparação de médias [Aqui]. Entrega até 18/08/2017.
    • Lista nº 8 – Relações entre variáveis quantitativas [Aqui]. Entrega até 24/08/2017.
    • Estudo dirigido – Tabelas de Contagens [Aqui]. Entrega até 30/08/2017.
    • Trabalho nº 1 – Coleta e análise de dados secundários. [Global] [Individual]. Entrega até 11/08/2017.
    • Trabalho nº 2 – Uso de Metodologia Quantitativa em Projeto de Pesquisa. [Aqui]. Entrega até 11/09/2017.
  • Exemplos e Atividades em Sala:
    1. Roteiro para Intervalos de Confiança e Teste t. [Aqui]
    2. Testes de Significância – Exemplos. [Aqui]
  • Scripts:
    • Testes e Comparações – saídas e gráficos dos slides. [script.Routdated3
  • Conjuntos de Dados:
    • Conjuntos de Dados – Slides [xlsx].
    • Conjuntos de dados – Testes e Comparações. [rar
    • alfa [txt
    • audio [txt
    • CSDATA [DAT] novo
    • gmc [txt
    • house [txt
    • microrregioes [csv
    • municipios [csv
    • runtime [txt
    • student-survey [csv]
    • USGDP [txt
  • Avaliações:
    • Prova prática: instruções e enunciado. [Aqui
  • Material suplementar:
    • Planilha com comandos Excel [Aqui].
    • Tamanhos de Amostras Mínimos – Apêndice 3 de Wild e Seber (2004). [Aqui].
    • Tabela da Distribuição Normal [Aqui].
    • Tabela da Distribuição t-student. [Aqui].
    • Tabela da Distribuição \(\chi^2\). [Aqui].
    • Tabela da Distribuição F. [Aqui].
    • Tabela das Distribuições mais Comuns (Fonte: Statistical Inference, de G.Casella & R.L.Berger). [Aqui].
    • Summary of Common Probability Distributions (Fonte: Applied Statistics and Probability for Engineers, de D. C. Montgomery & G. C. Runger). [Aqui
    • Statsoft – Eletronic Statistics Textbook.
    • The Research Methods Knowledge Base.
  • Pacotes estatísticos:
  • Leitura recomendada:
    • O Andar do bêbado, de Leonard Mlodinow (Este livro é muito interessante, com leitura agradável e acessível).
    • Desafio aos Deuses: a fascinante história do risco, de Peter Bernstein. Analisa o papel do risco na sociedade, argumentando que a concepção do controle do risco constitui uma das ideias centrais que distinguem os tempos modernos do passado mais remoto. É uma narrativa que se assemelha a um romance e relata a notável aventura intelectual que libertou a humanidade dos oráculos e adivinhos.