Iniciação Científica

Procura-se aluno(a) interessado em participar de Projeto de Iniciação Científica.

• Aluno(a) bolsista (BIC/UFJF): 1 vaga
  • Cursos: Licenciatura ou bacharelado em Matemática.

Importante: O valor mensal da bolsa BIC/UFJF é de R[/latex] 340,00, com vigência até 31/07/2017.

ProjetoAnálise Exploratória de Dados Aplicada ao Ensino de Estatística e Probabilidade no Ensino Médio.

Desenvolvimento e aplicação de técnicas de visualização gráfica de dados univariados e bivariados para desenvolvimento do raciocínio sobre representação e interpretação de dados. Nesse contexto, identificará, construirá e analisará conjuntos de dados de interesse de alunos do ensino médio, com a finalidade de introduzir os princípios gerais da Estatística e Probabilidade. Será utilizado o pacote estatístico R, software de acesso livre e código aberto. O projeto enfatizará o aspecto prático da metodologia, auxiliando o ensino da Estatística e da Probabilidade por meio da didática pragmática.

Critérios para a candidatura:

• Ter disponibilidade de 12 horas semanais.
  • Recomendável ter sido aprovado em Cálculo de Probabilidades I (EST029) ou em Análise Exploratória de Dados (EST030)..

Inscrição: Agendar entrevista comigo ou deixar nome, telefone e e-mail na secretaria do Departamento de Estatística para que o contato possa ser retornado.

Seleção: Entrevista e análise de histórico escolar, a ser marcada a partir de 15/08/2016. O Histórico Escolar deverá ser entregue na entrevista.