Estatística Aplicada à Engenharia I

Aos Alunos

Aqui, você encontra informações sobre a disciplina, tais como programa, notas de aula, atividades, roteiros de aulas práticas, lista de exercícios, conjunto de dados etc.

Clique Aqui para obter meu endereço, ir para minha homepage ou mandar-me um e-mail.

Os materiais disponíveis para download serão disponibilizados no decorrer do curso e podem ser modificados até a conclusão da disciplina.

• Programa da disciplina: [Aqui
    • Livro texto: MONTGOMERY, D. C.; RUNGER, G. C. e HUBELE, N. F. Estatística aplicada à engenharia. 2ª edição, Rio de Janeiro: LTC, 2011. Será usado, como auxiliar, em diversos conteúdos da disciplina o livro: MONTGOMERY, D. C. e RUNGER, G. C. Estatística aplicada e probabilidade para engenheiros. 5ª edição, Rio de Janeiro: LTC, 2012.
    • Horários de atendimento do professor: terças e quintas, de 18h00 às 19h00. Não hesitem em procurar-me caso tenham dúvidas sobre qualquer aspecto da disciplina, avisando-me com antecedência de sua visita. Caso necessário, agendem atendimento em outro horário por e-mail ou em sala.
    • Objetivo do curso: O objetivo deste curso é fornecer os fundamentos básicos de técnicas estatísticas, de modo a iniciar o futuro engenheiro nos aspectos estatísticos da engenharia, capacitando o aluno a raciocinar estocasticamente sobre seus futuros problemas.
  • Material de apoio:
    • Estatísticas e Teorema central do Limite. [Slides
    • Tomada de Decisão para uma Única Amostra [Slides
    • Inferência Estatística para Duas Amostras [Slides
  • Listas de exercícios:
    • Lista nº 1 – Variáveis aletatórias e independência. [Aqui
    • Lista nº 2 – Tomada de Decisão para uma Única Amostra [Aqui
    • Lista nº 3 – Inferência Estatística para Duas Amostras [Aqui].
      Solução computacional [parcial
  • Exemplos e aplicações:
    1. Algumas distribuições univariadas [Aqui]
    2. Distribuições de probabilidade conjunta. [Aqui
    3. Confiabilidade. [Aqui
    4. Combinação linear de variáveis aleatórias. [Aqui]
    5. Estatísticas e Teorema Central do Limite [Aqui]
  • Material Suplementar:
    • Tabela da Distribuição Normal [Aqui].
    • Tabela da Distribuição t-student. [Aqui].
    • Tabela da Distribuição \(\chi^2\). [Aqui].
    • Tabela da Distribuição F. [Aqui].
    • Summary Confidence Interval and Hypothesis-Testing Procedures (Fonte: Applied Statistics and Probability for Engineers, de D. C. Montgomery & G. C. Runger). [Aqui] novo
    • Tabela das Distribuições mais Comuns (Fonte: Statistical Inference, de G.Casella & R.L.Berger). [Aqui].
    • Summary of Common Probability Distributions (Fonte: Applied Statistics and Probability for Engineers, de D. C. Montgomery & G. C. Runger). [Aqui
    • Tabela de Fatores para Intervalos de Tolerância. [Aqui].
    • Engineering Statistics Handbook
  • Testes de verificação de conhecimento:
  • Pacotes estatísticos:
    • Minitab do Brasil: apresenta estudos de casos, tutoriais, webnares, etc.

• Estatística Usando Minitab®, de R. J. F. Ortiz e E. M. M. Toscano (Relatório Técnico – UFMG). [Aqui]

• Exercícios Resolvidos em Análise de Regressão Utilizando o MINITAB®, de G. S. Carvalho e I. A. Reis (Relatório Técnico – UFMG). [Aqui]

• Introdução ao Software Minitab for Windows®, de J. F. Soares e M. D. F. Rodrigues (Relatório Técnico – UFMG). [Aqui]

• Notas de aula de disciplina “Métodos Computacionais”, ministrada no Curso de Especialização em Estatística da UFMG:

• Página da disciplina “Métodos Computacionais“.

• Análise Exploratória Univariada – slides: [Aqui].

• Análise Exploratória Bivariada – slides: [Aqui].

• Leitura recomendada:
    • O Andar do Bêbado, de Leonard Mlodinow (Este livro é muito interessante, com leitura agradável e acessível).