Processos Estocásticos

Aos Alunos

Aqui, você encontra informações sobre a disciplina, tais como programa, notas de aula, atividades, roteiros de aulas práticas, lista de exercícios, conjunto de dados etc.

Clique Aqui para obter meu endereço, ir para minha homepage ou mandar-me um e-mail.

Os materiais disponíveis para download serão disponibilizados no decorrer do curso e podem ser modificados até a conclusão da disciplina.

• Programa da disciplina: (Aqui
    • Horários de atendimento do professor: terças (12h00 às 13h00) e quintas (18h00 às 19h00). Não hesitem em procurar-me caso tenham dúvidas sobre qualquer aspecto da disciplina. Caso necessário, agendem atendimento em outro horário por e-mail ou em sala.
    • Objetivo do curso: O objetivo deste curso é familiarizar o aluno com os aspectos formais da Teoria de Processos Estocásticos, enfatizando aqueles referentes à distribuição invariante do processo, além de mostrar a ampla aplicabilidade nas diversas áreas do conhecimento.
  • Material de apoio:
    • Cadeias de Markov – Introdução:  [slides
  • Listas de Exercícios: O objetivo das listas de exercícios é didático. As dúvidas são importantes para o entendimento do conteúdo. Tente descobri-las e solucioná-las. Não deixe que elas (as dúvidas e as listas) se acumulem.
    1. Lista # 1 – Cadeias de Markov – Matriz de Probabilidades de Transição e Distribuição Estacionária [Aqui]. Entrega em 31/10/2013.
    2. Lista #2 – Construção e Análise computacional de Modelo de Estoque. Entrega oral e discussão em 29/10/2013.
    3. Lista #3 – Cadeias de Markov – Distribuições Finito-dimensionais e Estados Absorventes [Aqui]. Entrega em
    4. Lista #4 – Cadeias de Markov – Autovalores e Autovetores. Entrega em 12/12/2013.
    5. Lista #5 – Processos de Poisson. [Aqui]. Entrega em 19/12/2013.
    6. Lista #6 – Algumas Aplicações Computacionais. [Aqui]. Entrega em 04/02/2014. novo
    7. Lista #7 – Teoria de Filas. [Aqui]. Entrega em 06/02/2014. novo
  • Material Suplementar:
    • Conceitos Básicos de Processos Estocásticos, do Prof. Gregorio S. Atuncar (Relatório Técnico – UFMG) . [Aqui
  • Leituras Recomendadas:
    • O Andar do Bêbado, de Leonard Mlodinow (Este livro é muito interessante, com leitura agradável e acessível).