Estatística Aplicada à Medicina II

Aos Alunos

Aqui, você encontra informações sobre a disciplina, tais como programa, notas de aula, atividades, roteiros de aulas práticas, lista de exercícios, conjunto de dados etc.

Clique Aqui para obter meu endereço, ir para minha homepage ou mandar-me um e-mail.

Os materiais disponíveis para download serão disponibilizados no decorrer do curso e podem ser modificados até a conclusão da disciplina.

• Programa da disciplina: (Aqui
    • Livro texto: Soares, J. F. e Siqueira, A. L. Introdução à estatística médica. 2ª edição, Belo Horizonte: Coopmed
    • Horários de atendimento do professor: terças (12h00 às 13h00) e quintas (18h00 às 19h00). Não hesitem em procurar-me caso tenham dúvidas sobre qualquer aspecto da disciplina. Caso necessário, agendem atendimento em outro horário por e-mail ou em sala.
    • Horários de monitoria: (Aqui
    • Objetivo do curso: Apresentar aos alunos conceitos e técnicas fundamentais de inferência estatística no contexto do problema médico. Busca habilitar o aluno(a) a ler com facilidade e de forma crítica a literatura médica.
  • Material de apoio:
    • Comparando Dois Grupos [slides]
    • Medida do Efeito [slides
  • Atividades: O objetivo das listas de exercícios é didático. As dúvidas são importantes para o entendimento do conteúdo. Tente descobri-las e solucioná-las. Não deixe que elas (as dúvidas e as listas) se acumulem.
    1. Exercícios de Revisão # 1 – Comparação de Respostas Dicotômicas. [Aqui]. As respostas estão disponíveis no livro. Os exercícios 5, 10 e 19 também fazem parte do conteúdo desenvolvido em sala. Seria interessante discutirmos algumas de suas dúvidas em nossa próxima aula.
    2. Solução do 1º TVC. [Aqui].  Importante: Os itens das Parte II (abertas) serão avaliados considerando-se cada questão como um todo.
    3. Solução do 3º TVC. [Aqui] novo
  • Dados:
    • Bancos de Dados usados nas apresentações [Aqui]
    • Conjuntos de dados do livro Introdução à Estatística Médica [Aqui]
  • Leituras Recomendadas:
    • O Andar do Bêbado, de Leonard Mlodinow (Este livro é muito interessante, com leitura agradável e acessível).
  • Pacotes Estatísticos: Pode-se aproveitar a disciplina, para iniciar o uso de algum pacote computacional. O R é um pacote voltado para a comunidade estatística que é inteiramente livre. Há muito material de apoio disponível.
    • R-Project: Pacote estatístico de livre acesso.
    • R Reference Card – Summary of R functions.
    • How to Use the R Project – Tutorial
    • Install R Packages – Commands
    • R Graphics Plot Gallery – Examples of R plot types, and plotting in R
    • Using R for Statistical Analyses – Help in getting to grips with the R.
    • Special Mathematical Functions: Comandos do R relacionados com as funções beta e gama.
    • Probability Distributions – Comandos do R para cálculos relacionados a probabilidades [d – função de densidade(probabilidade); p – função de distribuição acumulada; q – função quantil; r – geração de números aleatórios] para uma amplo conjunto de de distribuições de probabilidade. Pacotes do R com distribuições adicionais, em particular, distribuições multivariadas, cópulas, etc.)
    • Comparações sobre Variáveis Dicotômicas: script do material apresentado em sala [Aqui
    • Comparações de Variáveis Contínuas: script do material apresentado em sala [Aqui