Estatística Aplicada à Engenharia de Produção

Aos Alunos

Aqui, você encontra informações sobre a disciplina, tais como programa, notas de aula, atividades, roteiros de aulas práticas, lista de exercícios, conjunto de dados etc.

Clique Aqui para obter meu endereço, ir para minha homepage ou mandar-me um e-mail.

Os materiais disponíveis para download serão disponibilizados no decorrer do curso e podem ser modificados até a conclusão da disciplina.

• Programa da disciplina: (Aqui
    • Livro texto: Montgomery, D. C. e Runger, G. C. Estatística aplicada e probabilidade para engenheiros. 5ª edição, Rio de Janeiro: LTC.
    • Horários de atendimento do professor: terças e quintas (18h00 às 19h00). Não hesitem em procurar-me caso tenham dúvidas sobre qualquer aspecto da disciplina, avisando-me com antecedência de sua visita. Caso necessário, agendem atendimento em outro horário por e-mail ou em sala.
    • Objetivo do curso: O objetivo deste curso é fornecer os fundamentos básicos de técnicas estatísticas, de modo a iniciar o futuro engenheiro nos aspectos estatísticos da engenharia, capacitando o aluno a raciocinar estocasticamente sobre seus futuros problemas.
  • Material de apoio:
    • Distribuições Amostrais e Estimação Pontual de Parâmetros. [slides].
    • Intervalos Estatísticos para uma Única Amostra. [slides].
    • Testes de Hipóteses para uma Única Amostra. [slides].
    • Teste de Hipóteses para Duas Amostras. [slides].
    • Estatística Não Paramétrica [slides]
  • Listas de Exercícios: O objetivo das listas de exercícios é didático. As dúvidas são importantes para o entendimento do conteúdo. Tente descobri-las e solucioná-las. Não deixe que elas (as dúvidas e as listas) se acumulem.
    1. Lista # 1 – Distribuições de Probabilidades Conjuntas. [Aqui].
    2. Lista # 2 – Distribuições Amostrais e Estimação Pontual. [Aqui
    3. Lista # 3 – Intervalos Estatísticos para uma Única Amostra [Aqui
    4. Lista # 4 – Testes de Hipóteses para uma Única Amostra [Aqui]
    5. Lista # 5 –  Testes de Hipóteses para Duas Amostras [Aqui
  • Exercícios – Exemplos e Sugestões:
    1. Sugestões e alguns exemplos escolhidos de variáveis aleatórias discretas e contínuas. [Aqui].
    2. Sugestões e alguns exemplos escolhidos de probabilidade. [Aqui].
    3. Exemplos e Aplicações – Distribuição Normal. [Aqui]
    4. Exemplos e Aplicações – Fixação de Limites de Especificação sobre Componentes Discretos (Combinação Linear de Normais). [Aqui]
    5. Exemplos e Aplicações – Distribuições de Probabilidades Conjuntas. [Aqui]
    6. Exemplos e Aplicações – Intervalos Estatísticos para uma Única Amostra. [Aqui
  • Material Suplementar:
    • Tabela da Distribuição Normal [Aqui].
    • Tabela da Distribuição t-student. [Aqui].
    • Tabela da Distribuição \(\chi^2\). [Aqui].
    • Tabela da Distribuição F. [Aqui].
    • Tabela de Fatores para Intervalos de Tolerância. [Aqui].
    • Tabela das Distribuições mais Comuns (Fonte: Statistical Inference, de G.Casella & R.L.Berger). [Aqui].
    • Summary of Common Probability Distributions (Fonte: Applied Statistics and Probability for Engineers, de D. C. Montgomery & G. C. Runger). [Aqui
    • Engineering Statistics Handbook
  • Notas da Suplementar:  [Aqui] novo
  • Leituras Recomendadas:
    • O Andar do Bêbado, de Leonard Mlodinow (Este livro é muito interessante, com leitura agradável e acessível).
  • Pacotes Estatísticos: Pode-se aproveitar a disciplina, para iniciar o uso de algum pacote computacional. O Minitab é um pacote estatístico com uma interface bem amigável com o usuário. É bastante utilizado no mercado, principalmente no contexto industrial. Há muito material de apoio disponível.
    • Meet Minitab: Pacote estatístico de livre acesso.
    • Minitab do Brasil: apresenta estudos de casos, tutoriais, webnares, etc.
    • Estatística Usando Minitab®, de R. J. F. Ortiz e E. M. M. Toscano (Relatório Técnico – UFMG). [Aqui
    • Exercícios Resolvidos em Análise de Regressão Utilizando o MINITAB®, de G. S. Carvalho e I. A. Reis (Relatório Técnico – UFMG). [Aqui]
    • Introdução ao Software Minitab for Windows®, de J. F. Soares e M. D. F. Rodrigues (Relatório Técnico – UFMG). [Aqui
    • Notas de aula de disciplina “Métodos Computacionais”, ministrada no Curso de Especialização em Estatística da UFMG:
      • Página da disciplina “Métodos Computacionais“. novo
      • Análise Exploratória Univarida – slides: [Aqui]. novo