Cálculo de Probabilidades I

Aos Alunos

Aqui, você encontra informações sobre a disciplina, tais como programa, notas de aula, atividades, roteiros de aulas práticas, lista de exercícios, conjunto de dados etc.

Clique Aqui para obter meu endereço, ir para minha homepage ou mandar-me um e-mail.

Os materiais disponíveis para download serão disponibilizados no decorrer do curso e podem ser modificados até a conclusão da disciplina.

• Programa da disciplina: (Aqui
    • Bibliografia básica: ROSS, S. A. Probabilidade: um curso moderno com aplicações. 8ª Ed.. Porto Alegre: Bookman, 2010.
    • Horários de atendimento do professor: terças, de 18h00 às 19h00 e sextas, de 16h00 às 17h00. Não hesitem em procurar-me caso tenham dúvidas sobre qualquer aspecto da disciplina, em sala ou em meu gabinete. Quando me procurarem em meu gabinete, não deixe de avisar-me com antecedência de sua visita. Caso necessário, agendem atendimento em outro horário por e-mail ou em sala..
    • Horários de monitoria: (Aqui)
    • Objetivo do curso: Apresentar aos alunos conceitos e técnicas fundamentais de probabilidades, referentes ao tratamento de variáveis aleatórias e de suas funções, capacitando-os à utilização destes conceitos na análise e modelagem de dados.
  • Listas de Exercícios: O objetivo das listas de exercícios é didático. As dúvidas são importantes para o entendimento do conteúdo. Tente descobri-las e solucioná-las. Não deixe que elas (as dúvidas e as listas) se acumulem.
    1. Lista # 1 – Conjuntos. [ Aqui ].
    2. Lista #2 – Probabilidade – Teóricos. [ Aqui ].
    3. Lista #3 – Probabilidade – Problemas. [Baixar Aqui ].
    4. Lista #4 – Espaços Amostrais Finitos. [ Aqui ].
    5. Lista sem nº: alguns Exercícios Escolhidos – Probabilidade. [Baixar Aqui].
    6. Lista #5 – Variáveis Aleatórias (1). [ Aqui ].
    7. Lista #6 – Variáveis Aleatórias (2). [ Aqui ].
    8. Lista #7 – Funções de Variáveis Aleatórias. [ Aqui ].
    9. Lista #8 – Parâmetros de Variável Aleatória. [ Aqui ].
    10. Lista #9 – Valor Esperado de Variável Aleatória. [ Aqui ].
    11. Lista sem nº – Sugestões de Exercícios sobre Variáveis Aleatórias. [Aqui] .
    12. Lista #10 – Variáveis Aleatórias Discretas. [ Aqui ]. Entrega em 09/16/2015.
    13. Lista #11 – Função Geradora de Momentos. [ Aqui ]. Entrega em 16/06/2015.
    14. Lista #11 – Variáveis Aleatórias Contínuas. [ Aqui ]. Entrega em 25/06/2015.
    15. Lista sem nº – Sugestões de Exercícios sobre variáveis aleatórias discretas e contínuas. [Aqui
  • Entrega e Avaliações dos Exercícios: Não são aceitas listas em atraso! [Status] (confiram as matrículas) http://1.bp.blogspot.com/-gcuMmbs8zqw/UXatfRnN7-I/AAAAAAAAAMc/0hG1SNdbiLw/s1600/njjm.jpg
  • Exercícios – Exemplos e Sugestões:
    • Exemplos e Aplicações em Probabilidades: para uso em sala e para sedimentar o conteúdo. [Aqui].
    • Exemplos de Contagem. [Aqui
    • Exemplos de Aplicação – Esperança de Variável Aleatória. [Aqui].
  • Notas:
    • Média Final: [Aqui] novo
    • Suplementar:  Valores lançados na planilha de cálculo da média final [Aquinovo
  • Material de apoio:
    • Gráficos Dinâmicos (Applets) sobre Distribuições de Probabilidade (Desenvolvidos pelo Prof. Joaquim Neto – Dep. Estatística/UFJF) Aqui
  • Leituras Recomendadas:
    • O Andar do Bêbado, de Leonard Mlodinow (Este livro é muito interessante, com leitura agradável e acessível).
  • Pacotes Estatísticos: Pode-se aproveitar a disciplina, para iniciar o uso de algum pacote computacional. O R é um pacote voltado para a comunidade estatística que é inteiramente livre. Há muito material de apoio disponível.
    • R-Project: Pacote estatístico de livre acesso.
    • R Reference Card – Summary of R functions.
    • Special Mathematical Functions: Comandos do R relacionados com as funções beta e gama.
    • Probability Distributions – Comandos do R para cálculos relacionados a probabilidades [d – função de densidade(probabilidade); p – função de distribuição acumulada; q – função quantil; r – geração de números aleatórios] para uma amplo conjunto de de distribuições de probabilidade. Pacotes do R com distribuições adicionais, em particular, distribuições multivariadas, cópulas, etc.)