Laboratório NB3

Apesar de ainda não estar em operação, o Laboratório NB3 institucional da UFJF (LabNB3) será um laboratório de caráter multiusuário, aberto à toda comunidade científica com parcerias intra e interinstitucional.

O agendamento para utilização do Laboratório deverá ser feito mediante cadastro com antecedência suficiente para que o operador seja treinado no uso correto do LabNB3. Usuários já cadastrados e treinados poderão fazer agendamento com antecedência menor, contemplando todo o período necessário à execução dos experimentos.
§ 1° O agendamento deverá ser realizado por e-mail, conforme instruções a serem disponibilizadas no site: https://www.ufjf.br/icb/.
§ 3º O usuário deverá ser responsável pelo custeio de próprio material requerido à atividade experimental que fará nas dependências do LabNB3, inclusive dos equipamentos de proteção individual (EPI’s) que envolverão paramentação completa (jaleco descartável impermeável, dois pares de luvas nitrílicas durante toda a operação da sala, propés, touca e máscara N95).
A utilização do Laboratório NB3 e de seus equipamentos será facultada aos pesquisadores com projetos de pesquisa cadastrados na PROPP-UFJF, ou projetos aprovados por agências de fomento, ou projetos provenientes de convênios da UFJF com instituições públicas ou privadas; sendo o agendamento das atividades feito, com antecedência, com o Diretor Científico ou com o técnico administrativo do NB3.
O Laboratório NB3 irá disponibilizar equipamentos pelo sistema de ‘facilidades’, cadastrado no PNIP, ou seja, o NB3 irá funcionar como uma central de experimentação operada preferencialmente por professores/pesquisadores e alunos de pós-graduação, incluindo mestrado, doutorado e pós-Doutorado. Alunos de Iniciação Científica poderão utilizar o NB3 desde que acompanhados por um responsável (Professores/Pesquisadores ou Alunos de Pós-Graduação); e pesquisadores externos quando solicitado formalmente e autorizado pelo Comite Gestor do NB3-UFJF.
Após a autorização pelo Comitê Gestor, o uso do NB3 por pesquisadores externos a UFJF somente poderá ser realizado após treinamento e certificação por algum servidor membro do Comitê Gestor ou por ele designado.
Os projetos de pesquisa da UFJF serão prioritários em relação aos projetos de outras instituições e pesquisadores não vinculados, como critério de desempate.
O tempo de utilização dos equipamentos será distribuído da seguinte forma: 95% para projetos e 5% para a manutenção e capacitação técnica.

O NB3 irá disponibilizar os equipamentos para a comunidade científica no período de segunda à sexta-feira, respeitando o horário de trabalho do apoio técnico; horários alternativos dependerão de autorização específica do Diretor Científico.
Os projetos de pesquisa que utilizarem quaisquer materiais de origem animal ou humana deverão ter as devidas aprovações prévias do COMITÊ DE ÉTICA pertinente. O NB3 não se responsabiliza por quaisquer eventualidades relacionados a não observação desta regra.
As publicações onde os resultados foram obtidos através da utilização dos equipamentos do NB3 deverão fazer a devida menção ao LabNB3 a fim de justificar as demandas passadas e investimentos futuros. Não haverá a obrigatoriedade de se incluir coautoria nas publicações para o Diretor Científico do NB3 e/ou técnicos administrativos.
Todo usuário deve receber instruções sobre a utilização deste espaço e estar ciente da obrigatoriedade de seguir as condutas estabelecidas para o uso do referido laboratório, conforme procedimentos operacionais padrão (POP’s) relativos à Paramentação/Entrada e saída do laboratório e Conduta dos pesquisadores/ biossegurança.
Antes de usar um equipamento ou as dependências do NB3, o pesquisador deverá se inteirar de todas as regras e procedimentos relativos ao uso (Procedimento operacional padrão, manuais, roteiros, etc), bem como registrar adequadamente o uso.
O operador será responsável legal e financeiramente por quaisquer danos causados aos equipamentos e/ou ao laboratório, quando provenientes da má utilização.