Fechar menu lateral

Estrutura curricular

A proposta do curso, no qual se conduzirá a formação do profissional de Licenciatura em Computação, tem como objetivos a reflexão/ação/reflexão, a valorização dos saberes já existentes, o desenvolvimento dos princípios teóricos e metodológicos que sustentam a Computação e a Educação como ciências, integrando o ensino e a pesquisa educacional no processo de formação do professor.

Os princípios norteadores do Curso foram concebidos conforme referenciais gerais que regem a formação de professores e as especificidades da modalidade de Educação a Distância, observadas as questões epistemológicas e metodológicas necessárias à formação de conceitos científicos inerentes à formação do profissional da educação.

O currículo do curso de Licenciatura em Computação busca atender às diretrizes gerais estabelecidas pela Resolução Nº 111/2018 da UFJF.

A matriz curricular do curso tem carga horária total de 3450 horas, e está organizada em Núcleos Formativos, de forma a atender ao disposto no PPI da UFJF:

  • I – Núcleo de Formação Geral composto por 1.380 horas distribuídas entre disciplinas específicas do campo da Computação e disciplinas que articulam esse campo com a docência, incluindo disciplinas de prática como componente curricular.
  • II – Núcleo de Aprofundamento e Diversificação de Estudos das Áreas de Atuação Profissional composto por 1.260 horas de disciplinas que articulam as áreas da Computação e Educação, com base na formação docente, a partir de uma visão geral da educação e dos processos formativos dos educandos, com foco na integração dos conhecimentos da área da computação à formação para a docência, além de disciplinas de prática como componente curricular, que estão vinculadas às disciplinas de formação docente.
  • III – Núcleo Profissionalizante composto por 520 horas de disciplinas de Estágio Supervisionado e suas reflexões e disciplinas de Trabalho de Formação Docente, tendo a instituição escolar como espaço formativo e o fortalecimento da docência como base da formação e da identidade profissionais.
  • IV – Núcleo de Eixos transversais: Flexibilização Curricular (200 horas), Prática Como Componente Curricular (765 horas) e Educação e Cultura em Direitos Humanos, Diversidade e Inclusão (90 horas). As disciplinas que compõem esse núcleo fazem parte também de outros núcleos de formação.