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Seminarios do LFMT

Seminário do Laboratório de Física Molecular Teórica.

Data: 16/05

Hora: 13:30

Duração: 90 mins

Sala: 3501

Título: Modelagem Numérica da Descarga Elétrica na Vela de Ignição em Misturas de ar-Metanol

Autor: MSc. Marcelo Gomes da Silva

RESUMO

Será apresentado uma investigação sobre o comportamento das espécies químicas em diferentes misturas de ar e metanol (CH3OH) sob condições de descarga eletrônica da vela de ignição. Por meio da utilização de parâmetros experimentais, como campo elétrico reduzido, temperatura eletrônica e densidade de elétrons, exploramos os efeitos da descarga em uma variedade de cenários, através da simulação numérica. É abordada as complexidades da combustão assistida por plasma, examinando o papel das espécies reativas de oxigênio e nitrogênio (RONS), bem como dos reagentes-chave como H, OH e  H2O na decomposição do metanol. Utilizando um modelo abrangente composto por 112 espécies interconectadas por 1081 processos físicos e químicos, incluindo seções de choque resultantes do impacto de elétrons. Destacamos a adoção de duas abordagens distintas: a primeira considerou dois conjuntos diferentes de parâmetros do ciclo de trabalho para a vela de ignição, enquanto a segunda analisou valores diferentes para a concentração de metanol (5% e 2,5%) na mistura. Observamos o impacto dos parâmetros da descarga na densidade das espécies, enfatizando a produção de poluentes atmosféricos (NOx, CO, CO2 e CH2O), e a predominância dos parâmetros para o ciclo de trabalho 10% sobre o 40%, juntamente com a importância da mistura de 5% de ar e metanol resultando em densidades mais altas e taxas de produção e consumo mais elevadas para a maioria das espécies em comparação com a mistura de 2,5%. Através da minuciosa investigação dos percursos reacionais, o estudo destaca os processos plasmo químicos críticos e suas ramificações na combustão e poluição ambiental. Os achados oferecem informações fundamentais sobre os mecanismos que regem os processos de combustão e oxidação, apresentando contribuições significativas para o avanço de tecnologias de combustão mais eficientes e ecologicamente sustentáveis.