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Produção de material didático para o ensino de Libras

A Libras, Língua Brasileira de Sinais, é a língua da comunidade Surda, ou seja, a língua em que os Surdos se expressam, interagem e compreendem o mundo. Com o Decreto 5.626 de 2005 que regulamenta a Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, e o art. 18 da Lei no 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que tratam da formação de profissionais, disciplina de Libras e o direito da pessoa Surda ao uso da Libras como língua da comunidade Surda, as práticas pedagógicas do ensino de Libras e Educação de Surdos começaram a ganhar força, com diversas produções científicas na área, entretanto os professores que trabalham com a temática ainda encontram dificuldades com materiais didáticos condizentes com o conteúdo de Libras. Diante desta necessidade de materiais didáticos para o ensino de Libras a proposta se justifica, pois há poucos materiais disponíveis que possam auxiliar os professores no processo ensino-aprendizagem de alunos Surdos e ouvintes aprendizes de Libras.

Os objetivos são: elaboração de materiais didáticos para o ensino de Libras para alunos Surdos e ouvintes; converter os conhecimentos em oficinas sobre os materiais produzidos; refletir sobre as práticas pedagógicas que irão exercer com a profissão de professores e compreender sobre a construção de seu papel na escola. A meta consiste em capacitar os discentes dos cursos de Letras Libras e Pedagogia na criação de materiais didáticos para o ensino de Libras. Como também disponibilizar os materiais para outros discentes da universidade e professores interessados pelo tema, através de oficinas.

 

Equipe

Coordenadores:

Prof. me. Carlos Antônio Jacinto

Prfa. me. Queila Érica Taligliate  

 

Bolsista:

Simoni Tedesco