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Literatura Surda no CAEE: constituição de uma comunidade leitora surda

O trabalho com a Literatura Surda é fundamental ao processo de ensino-aprendizagem de discentes Surdos, uma vez que amplia as possibilidades de expressão e ajuda a compreender a arte feita nessa língua, sendo um direito de todos os discentes (SUTTON-SPENCE, 2021). Contudo, sabe-se que este ensino tem se mostrado problemática, haja vista que raramente as pessoas Surdas têm experiências de compreensão e produção da partir dessas produções, inexiste um currículo e, em muitos casos, Libras e Literatura compartilham o mesmo espaço nas práticas pedagógicas (SUTTON-SPENCE, 2021; ROSA, 2015). 

Segundo Karnopp (2006), muitas vezes no contexto escolar que desconsidera a língua de sinais e a cultura surda. Além disso, quando analisado os materiais que circulam nesse espaço, são raros aqueles que enfatizem as diferenças, a diversidade cultural, o que impossibilita esse aluno de ter contato com abordagens diferentes sobre ser surdo. Tendo em vista essa realidade, compreendemos justamente a Literatura Surda como essa oportunidade de se levar esta cultura para dentro da sala de aula, seja para Surdos ou ouvintes, para que todos os estudantes possam aprender a Libras e os conteúdos de forma coletiva e, consequentemente, “reconhecer e respeitar a comunidade surda ou o povo surdo” (MOURÃO, 2011, p. 53).

Sendo assim, uma educação bilíngue e bicultural envolve problematizarmos a presença ou ausência da Literatura Surda, uma vez que essas produções literárias em Libras são fundamentais para expressão dos Surdos em sua própria língua e compreensão de distintos aspectos inerentes à comunidade surda (SUTTON-SPENCE, 2021). Frente a essa necessidade, este projeto de extensão, coordenado pelo prof. Carlos Antônio Jacinto, tem por proposta articular e constituir uma comunidade de leitores surdos para o desenvolvimento de práticas literárias em Libras, Língua Portuguesa escrita e Escritas de Sinais (SignWriting). Nesse sentido, objetiva-se, por meio da realização de oficinas de leitura literária semanais, o desenvolvimento de práticas de letramento literário com discentes Surdos, por meio da constituição de uma comunidade de leitores no Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE Centro), instituição de referência no município para o atendimento educacional especializado de discentes surdos. 

 

Equipe

Coordenador: Prof. Carlos Antônio Jacinto

 

Bolsistas: Thaís Verdeiros Almeida Magalhães

                     Janaína Arruda Marques

                     Mariângela Simão Albani