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Libras no Colégio de Aplicação João XXIII: formação docente continuada

Dentre os alunos sorteados para ingresso no Colégio de Aplicação João XXIII, para as turmas do primeiro ano do Ensino Fundamental, encontra-se a presença de um discente com o laudo de perda auditiva progressiva. Tendo em vista a especificidade e o diagnóstico de que a perda auditiva será progressiva – ou seja, com os anos o discente poderá perder a audição e desenvolver a surdez profunda – a família do estudante tem se organizado para aprender a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e expô-lo a essa língua de forma natural, tendo reivindicado à instituição a adoção de uma perspectiva bilíngue de ensino (Libras e Língua Portuguesa escrita). Com base nessa demanda, este projeto de extensão, que aconteceu entre 2023 e 2024, por meio de uma articulação entre docentes do curso de Licenciatura em Letras-Libras e docentes do Colégio João XXIII, ambos vinculados à Universidade Federal de Juiz de Fora, visa promover e estimular a formação docente continuada no âmbito linguístico e metodológico, buscando o aprendizado da Libras como segunda língua (L2) e o desenvolvimento de práticas metodológicas condizentes com as necessidades do discente surdo. Desse modo, este projeto se propõe a atender a uma demanda imediata da comunidade escolar da instituição, no intuito de possibilitar acessibilidade linguística aos discentes surdos por meio da divulgação da Libras e da formação docente.

Ementa da formação:

Construção e mediação do ensino-aprendizagem da Libras a fim de estimular os docentes (e outros) na produção de conhecimento e reconhecimento dessa língua de sinais, além do uso desta através de sinais básicos do cotidiano. Além disso, a difusão da Libras garante mediações importantes no processo de inclusão e acessibilidade de surdos/as nos espaços institucionais, possibilitando a acessibilidade linguística e o desenvolvimento de práticas pedagógicas condizentes.

Conteúdo Programático:

  • Alfabeto e datilologia (módulo I)
  • Apresentação pessoal (módulo I)
  • Saudações e sinais básicos (módulo I)
  • A história dos surdos e da Libras (módulo II)
  • Mitos e crenças sobre a Língua Brasileira de Sinais – nota sobre os parâmetros gramaticais (módulo II)
  • Verbos de rotina e advérbios (módulo III)
  • Numerais (módulo III)
  • Calendário (módulo III)
  • Espaços, materiais e disciplinas escolares (módulo IV)
  • Formação de professores e Pedagogia Surda (módulo IV)

 

Equipe

 

Coordenador:

Prof. me. Carlos Antônio Jacinto

 

Vice-coordenadora: 

Profa. me. Renata de Oliveira Domingues Luiz

 

Colaboradores Docentes:

Profa. dra. Aline garcia Rodero Takahira

Profa. dra. Carla Couto de Paula Silvério

Profa. dra. Hadassa Rodrigues Santos

 

Bolsistas:

Thaís Monteiro de Barros Machado 

Érick Enrique Rodrigues dos Santos

Elizabeth Aparecida de Almeida Talha