Fechar menu lateral

Egressos

De acordo com o PPC (2023, pg. 22), as características gerais do egresso da Licenciatura em Letras-Libras são:

  • domínio do uso da Libras em sua variante padrão, bem como compreensão crítica das variantes linguísticas, através do estudo das variantes na sua dimensão dialetológica ou sociolinguística;
  • domínio teórico e crítico dos componentes fonológico, morfossintático, lexical e semântico de Libras;
  • capacidade de analisar, descrever e explicar a estrutura e o funcionamento da Língua Brasileira de Sinais;
  • domínio crítico de um repertório representativo de informações sobre a história, a cultura e a literatura referentes à comunidade surda brasileira;
  • capacidade de formar usuários proficientes de Libras, como L1 ou L2, a partir da transposição didática do conhecimento linguístico, mediante estratégias pedagógicas variadas;
  • reflexão crítica sobre a Libras e seu ensino e o lugar na educação brasileira, consciente das consequências sociais, culturais e políticas de sua atuação;
  • desenvolvimento de habilidades para a atuação com a Literatura Surda, enquanto artefato cultural da Comunidade Surda;
  • Trabalho com as escritas de sinais no ensino e na produção de materiais didáticos e paradidáticos.

Acesse aqui a lista de egressos em 2024.1 do curso Licenciatura em Letras-Libras Egressos de Letras-Libras .pdf 

Veja o relatório de acompanhamento dos egressos realizado em 2024.1 em que avaliamos a formação oferecida e sua inserção no mercado de trabalho RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO DOS EGRESSOS DA LICENCIATURA EM LETRAS-LIBRAS.pdf

 

Veja alguns depoimentos de egressos:

“A formação em Letras-Libras me preparou para acolher alunos surdos e com baixa audição na escola em que atuo, assim como alunos com deficiência diversas.”

 

“Com a formação que recebi no curso de Licenciatura em Letras Libras pude trabalhar em diversos cargos, até mesmo no ensino superior. Fui aprovada no concurso público da rede municipal de educação de Juiz de Fora. Sou muito grata aos professores, o curso é maravilhoso!”

 

“Durante minha atuação no caed, adaptei questões de avaliação em larga escala para ensino fundamental e médio. Nesse cenário, os materiais utilizados nas disciplinas de libras como L1 e L2 foram de grande importância, uma vez que recorri a materiais indicados na bibliografia dessas oficinas para padronização de materiais. Além disso, as oficinas de interpretação auxiliaram na padronização da tradução e interpretação das mesmas avaliações.”

 

“O curso de Letras-Libras da UFJF contribuiu imensamente para a ampliação dos meus conhecimentos em libras. O que me ajudou a passar em um concurso federal.” 

 

“O curso me preparou para lidar com a dinâmica que é uma sala de aula atípica, digo que depois que me formei em Letras Libras me senti mais capacitada para qualquer coisa. Os excelentes profissionais que passaram pela minha formação serviram de grande exemplo, também para minha vida pessoal, de como agir diante dos desafios.”

 

“O curso de Letras Libras contribuiu extremamente para a minha formação. Fui aprovada em dois concursos públicos na área da Educação de surdos (ensino de Libras e tradução e interpretação de Libras). Sou muito grata à equipe docente e hoje sou concursada na rede municipal e federal graças à excelente formação que recebi no letras libras.”

 

“Dentro do curso consegui me aprimorar por meio de projetos e pela forma como os docentes conduziam as aulas. O curso de Letras-Libras foi algo essencial para eu conseguir me tornar o profissional que sou, e confesso que sem ele eu não chegaria aonde cheguei.”

 

“O curso de Letras-Libras da UFJF foi crucial para minha atuação profissional como pessoa preta, surda-muda e gay. A formação que recebi me capacitou a atuar com excelência em diversos âmbitos da educação e da inclusão, oferecendo-me as ferramentas necessárias para criar um ambiente de verdadeira inclusão para a comunidade surda. O curso não só aprofunda o conhecimento da língua brasileira de sinais, como também nos prepara para enfrentar os desafios sociais e culturais relacionados à surdez e à diversidade.”

 

“A UFJF merece todo o reconhecimento pelo seu papel na formação de profissionais que fazem a diferença na luta pela inclusão e acessibilidade. Hoje, possuo dois mestrados: um em Linguística Aplicada pela UNITAU e outro em Educação Profissional e Tecnológica pelo IFRS. Atualmente, estou cursando o doutorado em Ciências Humanas e Sociais na UFABC e sou servidor federal no IFSP”

 

“O curso de Letras libras ofertado na UFJF proporcionou inúmeras possibilidades de trilhar diferentes caminhos: participação em projetos de extensão, iniciação científica, oportunidade de apresentações em eventos nacionais e internacionais. Além dos pontos acima elencados, posso afirmar que contribuiu também para que fosse possível trabalhar com pessoas surdas e outros indivíduos que além de surdez, possuem outras deficiências.”

 

“Entrei no curso sem saber absolutamente nada sobre libras e as pessoas surdas. Com 3 semestres concluídos eu já havia sido aprovado na banca do cas-BH como apto sem nenhum tipo de restrição para atuar nas escolas estaduais de MG. Além disso, ao final do 4 período fui aprovado em concurso público efetivo da rede federal com intérprete de libras.”

 

“Minha atuação em monitorias, com as orientações, foram essenciais para me dar uma base do que é lecionar e, também, o fato de ter participado de um projeto dentro da monitoria, me fez ter uma bagagem muito boa para a criação de materiais digitais.”

 

“Além de todo o rico conhecimento que obtive, quero destacar o excelente atendimento da equipe do curso, que ofereceu um ensino de qualidade e um toque humano. Eles me ensinaram não apenas metodologias e técnicas, mas também a sempre considerar o ponto de vista dos alunos com empatia e respeito.”