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Alfabetização e letramento de Surdos: refletindo e revendo métodos e práticas pedagógicas

O projeto de extensão “Alfabetização e Letramento de Surdos: refletindo e revendo métodos e práticas pedagógicas”, busca focalizar a formação docente inicial e continuada para o trabalho reflexivo e condizente com a realidade demandada pelos estudantes Surdos em processo de escolarização. Para tanto, visamos, a partir de diferentes encontros e espaços formativos, contemplar a formação inicial e continuada de professores que atuam com estudantes Surdos e que buscam rever e problematizar práticas de ensino-aprendizagens pautadas na realidade bilíngue desses discentes. Por se tratar de um curso de formação para o desenvolvimento do projeto se prevê a disposição de materiais de estudo via Moodle da UFJF e encontros mensais presenciais, aos sábados, na FACED/UFJF Faculdade de Educação, Universidade Federal de Juiz de Fora, com aulas expositivas, rodas de conversa, seminários, produções de planejamentos metodológicos e de materiais pedagógicos bilíngues. O projeto é destinado aos discentes dos cursos de Pedagogia e Letras-Libras, docentes vinculados à rede de Educação Básica e a comunidade externa e demais interessados.

Este curso tem como objetivo geral problematizar as práticas de alfabetização as quais os estudantes Surdos têm sido submetidos e refletir a apresentar métodos e princípios educacionais condizentes com a realidade bilíngue e bicultural dos estudantes Surdos;

Objetivos específicos:

(a) Compreender a realidade bilíngue dos surdos;

(b) Identificar práticas pedagógicas condizentes com especificidades dos alunos Surdos;

(c) Elaborar Planos de Ensino e Materiais Didáticos Bilíngues;

(d) Promover a formação inicial e continuada para docentes.

 

Equipe

 

Coordenadora:

Queila Érica Taligliatti de Souza

 

Vice coordenador

Carlos Antonio Jacinto

 

Bolsistas

Lílian de Fátima Araújo

Thaís Monteiro de Barros Machado

Simoni Tedesco

Júlia Oliveira Rodrigues