Fechar menu lateral

Acesso aos serviços de saúde: a percepção dos pacientes com surdez

A Lei nº 8.080/90 dispõe sobre as condições e o funcionamento dos serviços do Sistema Único de Saúde com os princípios de universalização, equidade, integralidade e garante o direito à saúde a todos os indivíduos, sem preconceitos ou qualquer tipo de distinção. Porém, é possível observar que o acesso aos serviços de saúde para pacientes com surdez ainda apresenta muitas barreiras e, por essa razão, foi proposta a presente pesquisa a fim de compreender a percepção dos pacientes com surdez sobre o acesso aos serviços de saúde. 

A pesquisa proposta por esse projeto de Iniciação Científica entre 2023 e 2024 consiste em um estudo qualitativo realizado por meio de entrevista guiada por roteiro semiestruturado e a população de estudo são os pacientes com surdez participantes de ações de educação em saúde realizadas na UFJF. A coleta dos dados estava prevista para ocorrer no período de agosto a dezembro de 2023, porém devido a dificuldades de contato com os pacientes para agendamento das entrevistas, a coleta de dados foi prejudicada, estando em andamento. 

O resultado esperado da pesquisa consiste na identificação das situações vivenciadas pelos pacientes com surdez ao buscar a assistência nos serviços de saúde, o que pode favorecer a compreensão de quais são os principais desafios e barreiras nos atendimentos atualmente, a fim de melhorar o acesso para estes pacientes nos serviços de saúde e facilitar a implementação de ações que possam tornar a comunicação entre profissionais e pacientes fluida e direta.

 

 

Equipe

 

Coordenadora:

Profa. dra. Carla Couto de Paula Silvério

 

Bolsistas:

Júlia Pimentel Clemente

Esther de Souza Soares 

Márcia Fernandes Medeiros