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Acessibilidade linguística para Surdos

O Programa de Extensão “Acessibilidade linguística para surdos – ALiS” visa abarcar projetos e ações que tenham por objetivo tratar da acessibilidade e da permanência de indivíduos  surdos na UFJF, bem como de sua integração linguístico-social. Entendemos por  indivíduos surdos aqueles que fazem uso da libras (língua brasileira de sinais) como seu  principal meio de comunicação e expressão.

Objetivo geral: Buscar estratégias para acessibilidade e permanência  de surdos no Ensino Superior. 

Objetivos específicos e metas específicas: 

  • (Re)pensar  estratégias de acessibilidade no vestibular, nas avaliações e nos trabalhos aplicados nas  disciplinas, nos materiais das disciplinas, nos processos seletivos para monitoria, TP, IC e  etc.; 
  • (Re)pensar, discutir e agir rumo à integração social e linguística do surdo através: da  difusão da libras como L1 e da visão sócio-antropológica da surdez (para surdos, famílias  de surdos, profissionais da área da saúde e interessados em geral); da difusão da libras  como L2 para ouvintes (docentes, TAEs, discentes e público externo); da difusão da  língua portuguesa escrita para surdos, através da metodologia de ensino de L2; da  difusão da língua inglesa escrita para surdos, através da metodologia de ensino de L2 – para tornar acessível o conhecimento para ingresso à pós-graduação, por exemplo. 

Devido à natureza linguística específica do público alvo deste programa, ou seja, à  natureza vísuo-espacial que se traduz em uma língua, uma cultura e formações de  identidades surdas, este programa deve abarcar projetos e almejar ações sobre o  desenvolvimento e a adaptação de materiais didáticos para as disciplinas cursadas por  alunos surdos na UFJF – no intuito de alcançar a acessibilidade para a permanência;  sobre estratégias de ensino para surdos (Pedagogia Surda e questões culturais atreladas ao ensino para surdos) – no intuito de preparar e instrumentar os professores que receberão alunos surdos; estímulo de libras como L1 – no intuito de instrumentar a comunidade surda local com seu bem mais precioso, uma língua que lhes é natural, logo possível de ser adquirida; ensino de libras como L2 – no intuito de divulgar a libras e integrar os alunos e funcionários surdos à comunidade acadêmica; entre outras ações

 

Equipe

 

Coordenadoras:

Profa. dra. Aline Garcia Rodero Takahira

Profa. dra. Carla Couto de Paula Silvério

 

Bolsistas:

 

Maria Antônia de Paulo Barbosa (2024 – 2025)

Primaine Ritchelle Silva Malaquias (2024 – 2025)

Pedro Portella Miranda Lanna (2020 – 2021)

Victória Eugênio de Amorim Nascimento (2020 – 2021)