Fechar menu lateral

Libras e Literatura: trabalho com música e contação de histórias para um ensino inclusivo

O projeto de extensão “Libras e Literatura: trabalho com música e contação de histórias para um ensino inclusivo” , entre 2023 e 2024, constitui-se em uma ação de extensão articulada entre docentes da equipe do curso de Licenciatura em Letras-Libras e uma das docentes da componente curricular de música do Colégio de Aplicação João XXIII. Nesse sentido, no período passado de vigência do projeto (2022/2023), acompanhamos diferentes turmas que, na época, estavam todas matriculadas no 1º ano do Fundamental I. De modo a dar prosseguimento às ações, esta nova proposta visa ofertar práticas de contação de histórias em Libras articulada ao trabalho com a música, agora sendo ofertada para as novas turmas do 1º ano e as para as turmas anteriormente acompanhadas, que hoje estão no 2º ano. De modo específico, visa-se a ampliação e a difusão da Libras para o público infanto-juvenil a partir de práticas musicais e de contação de história em Libras. Para seu desenvolvimento, prevê-se o apoio de bolsistas do curso de Letras-Libras que atuarão na oferta de oficinas semanais de ensino de Libras, nas práticas de tradução de músicas e na contação de histórias.

Nosso objetivo geral com o desenvolvimento deste projeto é despertar a atenção e a reflexão dos estudantes acompanhados para temas ligados à diversidade humana e inclusão escolar a partir de discussões lúdicas amparadas na contação de história e a tradução de músicas para a Libras. Portanto, além da discussão de temas inerentes à comunidade surda, este projeto articula o uso de músicas e de contação de histórias no ensino de Libras como segunda língua (L2) para o público infantil.

Como objetivos específicos, visamos: 

(1) Viabilizar a compreensão e a reflexão da realidade de pessoas com deficiência, dentre elas os Surdos; 

(2) Debater, de forma lúdica, aspectos ligados à acessibilidade para pessoas com deficiência; 

(3) Promover e difundir o ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para a comunidade escolar; 

(4) Possibilitar práticas de ensino inclusivo de música em Libras e refletir sobre a consciência musical e outras formas de percepção; (5) Criar, através da tradução de músicas, um coral em Libras e espaços na instituição para a divulgação das músicas e de histórias em Libras.

 

Equipe

 

Coordenador:

Prof. me.  Carlos Antonio Jacinto

 

Vice-coordenadora:

Carla Couto Silvério

 

 Docente colaboradora do Colégio de Aplicação João XXIII:

Renata de Oliveira Domingues Luiz

 

Bolsistas:

Miriã do Carmo Mariano Barbosa