- PROVA #2 : individual, baseada nas práticas de 7 a 12. ORIENTAÇÕES GERAIS:
- A turma será dividida em grupos de até 9 alunos, onde cada aluno terá no máximo 45 minutos para realizar a montagem proposta na prova, de forma individual. Esta divisão da turma será feita antes da prova.
- As montagens serão totalmente baseadas nas práticas de 7 a 12.
- Como preparação, recomenda-se aos alunos recordarem o item DESCRIÇÃO de cada uma das práticas, pois na prova farão algo muito semelhante (a partir do diagrama do circuito, farão as ligações na prova e, em seguida, no painel). Recorde os detalhes das montagens: cores, ligações e ajustes de equipamentos.
- Das práticas 7 a 12 realizadas, o aluno deverá saber para a prova:
a) fazer leituras de tensão, corrente e resistência nos multímetros digitais, e de corrente através do alicate-amperímetro;
b) como ligar um wattímetro na fonte e na carga, sabendo ajustá-lo para medir potência, tensão, corrente ou fator de potência;
c) como ligar componentes resistivos (incluindo as décadas) em série e em paralelo;
d) operar com o VARIAC;
e) conhecer os conceitos de chaves NA (normalmente abertas) e NF (normalmente fechadas);
f) fazer o uso correto de botoeiras NA e NF;
h) conhecer o contator, sua bobina de comando e suas chaves NA e NF para circuitos de força;
i) conhecer a lógica de selo usada nos circuitos com contator e CLP;
j) conhecer as entradas e saídas analógicas do CLP que comandam as entradas e saídas digitais utilizadas na programação LADDER;
k) escrever e executar um programa LADDER que implemente a lógica de selo usando uma entrada e uma saída do CLP;
l) conhecer e utilizar chaves de fim de curso, termostatos e relés de tempo. - A prova será feita a caneta. Quando o aluno chamar o fiscal para verificar a montagem no painel, o circuito na prova deverá estar com as ligações feitas à caneta e as ligações feitas na prova não poderão mais ser alteradas.
- Dependendo da prática proposta na prova, o aluno pode precisar medir algum tempo, o que pode exigir um relógio ou cronômetro. Adicionalmente o aluno poderá fazer medidas que serão anotadas na prova, e também algum cálculo com o(s) valor(es) medido(s).
- Um fiscal observará e anotará os erros cometidos na montagem e no ajuste e leitura dos instrumentos de medida, para fins de pontuação.
- Em caso de dúvidas sobre a prova ou alguma prática ou instrumentos, consulte os professores ou técnicos. Se desejar, marque um horário no laboratório com o pessoal técnico (sala de apoio ao lado do laboratório) para rever alguma montagem ou instrumento.