A Coleção de Anfíbios da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAUFJF) foi fundada no ano 2000 pela Profa. Dra. Rose Marie Hoffmann de Carvalho, com o objetivo de catalogar a diversidade de anfíbios, principalmente na região da Zona da Mata Mineira, e dar apoio aos trabalhos em andamento.
Em 2019, após contratação do Prof. Renato Nali, a coleção foi reformulada, com novo método de tombamento, planilhamento eletrônico dos dados, e organização do espaço, para facilitação de visitas externas.
Os espécimes são mantidos em via úmida (etanol 70%), em frascos de vidro dentro de armários de metal. Tanto os espécimes quanto os frascos são devidamente etiquetados e separados por espécie e expedição de campo.
A CAUFJF conta com mais de 2900 exemplares, pertencentes a cerca de 150 espécies de 15 famílias de anfíbios, provenientes de oito estados diferentes. É nesta coleção que se encontra o holótipo da espécie Dendrophryniscus cuca, além de parátipos das espécies Ololygon luizotavioi, Hylodes perere e Adelophryne meridionalis.
Em 2019 foi fundada a Coleção de Anfíbios da Universidade Federal de Juiz de Fora – Tecidos (CAUFJF – T), um banco de amostras de tecidos para análises de biologia molecular, em consonância com as novas linhas de pesquisa. As amostras são mantidas em freezer, organizadas com planilha própria e linkadas com a CAUFJF, sempre que o espécime é também presente. A CAUFJF-T já conta com mais de 700 amostras.
A CAUFJF está cadastrada no Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBr), e pode ser acessada neste link. Clique neste link para ver uma entrevista sobre as coleções de anfíbios e répteis da UFJF, que foi ao ar na JF TV Câmara em abril/2024.
Em setembro/2024, como fruto de um projeto de Iniciação Científica, foi fundada a Coleção Bioacústica de Juiz de Fora (CBJF). Esta coleção tem como objetivo sistematizar e catalogar gravações de vocalizações de animais, com foco inicial nas vocalizações de anuros registradas pelos membros do laboratório ao longo dos últimos anos. A construção da coleção ainda está em fase inicial, mas a previsão é que ela esteja disponível em breve.
Para auxílio na manutenção das coleções, o LECEAN conta com bolsistas e voluntários graduandos da UFJF, dentro do projeto de Treinamento Profissional Acadêmico (PROGRAD/UFJF), capacitando-os também para atuarem em coleções zoológicas.
Para consulta sobre o material disponível e agendamento de visitas, clique em CONTATO.