A Coleção de Anfíbios da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAUFJF) foi fundada no ano 2000 pela Profa. Dra. Rose Marie Hoffmann de Carvalho, com o objetivo de catalogar a diversidade de anfíbios, principalmente na região da Zona da Mata Mineira, e dar apoio aos trabalhos em andamento.
Em 2019, após contratação do Prof. Renato Nali, a coleção foi reformulada, com novo método de tombamento, planilhamento eletrônico dos dados, e organização do espaço, para facilitação de visitas externas.
Os espécimes pós-metamórficos são mantidos em via úmida (etanol 70%), em frascos de vidro dentro de armários de metal. Tanto os espécimes quanto os frascos são devidamente etiquetados e separados por espécie e expedição de campo. Os girinos são mantidos em via úmida (formalina 5%) em tubos Falcon devidamente etiquetados e separados por espécie e expedição de campo.
A CAUFJF conta com mais de 3000 exemplares, pertencentes a cerca de 150 espécies de 15 famílias de anfíbios, provenientes de oito estados diferentes. É nesta coleção que se encontra o holótipo da espécie Dendrophryniscus cuca, além de parátipos das espécies Ololygon luizotavioi, Hylodes perere e Adelophryne meridionalis.
Em 2019 foi fundada, pelo prof. Renato Nali, a Coleção de Anfíbios da Universidade Federal de Juiz de Fora – Tecidos (CAUFJF-T), um banco de amostras de tecidos para análises de biologia molecular, em consonância com as novas linhas de pesquisa. As amostras, geralmente de segmento de músculo, fígado ou cauda de girino, são mantidas em freezer, organizadas com planilha própria e linkadas com a CAUFJF, sempre que o espécime é também presente. A CAUFJF-T já conta com mais de 800 amostras.
A CAUFJF está cadastrada no Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBr), e pode ser acessada neste link. Clique neste link para ver uma entrevista sobre as coleções de anfíbios e répteis da UFJF, que foi ao ar na JF TV Câmara em abril/2024.
Em setembro/2024, como fruto de um projeto de Iniciação Científica, foi fundada a Coleção Bioacústica de Juiz de Fora (CBJF). Esta coleção tem como objetivo sistematizar e catalogar gravações de vocalizações de animais, com foco inicial nas vocalizações de anuros registradas pelos membros do laboratório ao longo dos últimos anos. A construção da coleção ainda está em fase inicial, mas a previsão é que ela esteja disponível em breve.
Para auxílio na manutenção das coleções, o LECEAN conta com bolsistas e voluntários graduandos da UFJF, dentro do projeto de Treinamento Profissional Acadêmico (PROGRAD/UFJF), capacitando-os também para atuarem em coleções zoológicas.
Para consulta sobre o material disponível e agendamento de visitas, clique em CONTATO.