Fechar menu lateral

Oportunidade de bolsa FAPEMIG em colaboração internacional

Zonas de hibridação em anfíbios anuros

Professor responsável: Renato Christensen Nali

Instituição: Universidade Federal de Juiz de Fora, MG, Brasil (Laboratório de Ecologia Evolutiva de Anfíbios; ufjf.br/lecean), com possibilidade de trabalho remoto ou semipresencial.

Nível exigido: Mestrado concluído, com seis anos de experiência na área geral do projeto, ou doutorado concluído. No caso de candidato doutor, deverá ser oficializado um pós-doutorado junto ao PPG Biodiversidade e Conservação da Natureza quando do ingresso do(a) pesquisador(a). É exigida dedicação exclusiva.

Informações gerais:

Estamos em busca de um(a) bolsista para participar de um projeto financiado pela FAPEMIG, intitulado “Zonas de hibridação como componentes do processo evolutivo: Integrando genótipos e fenótipos na diversificação de anfíbios” (link de divulgação: https://www2.ufjf.br/noticias/2022/12/12/investigacao-de-hibridos-em-anfibios-pode-explicar-historia-evolutiva-das-especies). O projeto é uma colaboração internacional com a Profa. Dra. Kelly Zamudio, da Universidade do Texas em Austin, EUA (http://zamudiolab.org), e conta com uma equipe de alunos de graduação e pós-graduação, oferecendo diversas oportunidades de colaboração.

A pesquisa foca em análises acústicas, morfológicas e moleculares de espécies de Bokermannohyla em regiões de Cerrado e Mata Atlântica. As principais responsabilidades do bolsista incluirão a análise de sequências genômicas para o estabelecimento de SNPs, uso de softwares para identificação de híbridos e redação de artigos científicos gerados a partir dessas análises, auxiliando também a equipe do projeto nestas atividades. Além disso, o(a) bolsista prestará suporte técnico e administrativo ao projeto, conforme especificação da bolsa.

O(a) candidato(a) terá liberdade para propor projetos paralelos, apoiar orientações acadêmicas e atuar no ensino e na extensão. A residência em Juiz de Fora é ideal, mas propostas de trabalho remoto e/ou semipresencial serão consideradas, caso haja interesse. Não há restrições quanto à nacionalidade, mas o(a) candidato(a) internacional será responsável pela obtenção de visto, se necessário.

Valor: R$ 6.620,00 mensais (dedicação exclusiva)

Início previsto: Dezembro/2024 ou Janeiro/2025.

Duração: Mínimo de 12 meses, com provável adição de três meses.

Especificação da bolsa: Bolsa FAPEMIG de Desenvolvimento em Ciência, Tecnologia e Inovação – BDCTI, nível I, inciso III.

Habilidades requeridas:

  • Experiência em bioinformática, com domínio em unix/R para análise de sequências genômicas obtidas por meio de NGS (Next-Generation Sequencing)
  • Experiência comprovada na redação e publicação de artigos científicos em inglês, com preferência para publicações nas áreas de herpetologia, ecologia, evolução e/ou biodiversidade.

Habilidades desejáveis:

  • Experiência com análises morfométricas e acústicas em anfíbios anuros.
  • Capacidade de trabalhar bem em equipe.
  • Motivação para aprendizado contínuo e desenvolvimento de novas competências.

Como se candidatar:

Envie, até 17/11/2024, os seguintes documentos para o Prof. Renato Nali (r_nali@yahoo.com.br), com o assunto: “Bolsa FAPEMIG”:

  1. Carta de intenção explicando sua motivação, experiência profissional pertinente à vaga e a intenção de realizar trabalho presencial, semipresencial ou remoto.
  2. Nome, telefone e e-mail de dois pesquisadores para referência.
  3. Currículo Lattes atualizado (em PDF).

A seleção consistirá na análise dos documentos apresentados e em uma entrevista remota com o Prof. Renato Nali durante o mês de novembro. Para dúvidas, entre em contato pelo mesmo e-mail.