Início do projeto do LECEAN financiado pela FAPEMIG

No final de setembro, iniciou-se a execução do mais novo projeto do LECEAN, intitulado “Resolvendo conflitos: A agressividade em anuros neotropicais”, com vigência prevista até o final de setembro de 2025. O projeto conseguiu financiamento pela FAPEMIG através do Edital Demanda Universal 01/2022, tendo concorrido com projetos de todo o estado. Além do prof. Renato Nali como coordenador, o projeto também contará com a participação da Profa. Dra. Cynthia P. A. Prado, docente da Unesp – Jaboticabal, e da pós-doutoranda na Universidade de Berna (Suíça), Dra. Anyelet Valencia-Aguilar.

Sobre o que será o projeto?

O comportamento agressivo em anfíbios anuros é geralmente relacionado com a atividade reprodutiva, ou seja, a competição entre machos para conseguir uma fêmea. No entanto, a agressividade é complexa, uma vez que pode trazer tanto benefícios, como na aquisição de parceiros, quanto prejuízos, como gasto desnecessário de energia e injúrias. O projeto estudará algumas espécies de anuros para verificar quais são as vantagens e desvantagens da agressividade, principalmente levando-se em conta a área da bioacústica, ou seja, a competição com relação à utilização de diferentes tipos de cantos. Além dos trabalhos no Brasil, o projeto também prevê uma colaboração com uma estação de pesquisas comportamentais na Suíça, o que deve contribuir no aspecto experimental.

Já existem alunos envolvidos no projeto?

O mestrando em Biologia Animal da Universidade Federal de Viçosa, Eduardo Borges de Oliveira, irá realizar experimentos de playback com espécies de pererecas no Parque Estadual do Ibitipoca. O projeto está ocorrendo sob coorientação do prof. Renato Nali e orientação do prof. Renato Neves Feio. Em breve, realizaremos um campo-piloto para fazermos as primeiras gravações!

Há previsão de novos alunos envolvidos?

Sim! Ao menos um aluno de doutorado será selecionado junto ao PPG Biodiversidade e Conservação da Natureza da UFJF para desenvolver estudos com a espécie de perereca Scinax crospedospilus em diferentes regiões de sua distribuição. Este trabalho envolverá o teste da agressividade com relação a aspectos de seus cantos de anúncio e agressivo. Além disso, estagiários e alunos de iniciação científica e TCC poderão desenvolver sub-projetos relacionados ao tema central e beneficiar-se do financiamento conseguido.

Fiquem ligados para as novidades sobre o projeto e futuras oportunidades!