* Reflexões sobre a Mulher Medieval nos Livros Didáticos do Ensino Médio
Coordenadora: Denise da Silva Menezes do Nascimento
Descrição: Na divulgação do conhecimento é preciso dar às mulheres a condição de sujeito histórico, pois o sujeito histórico não é universal (homem, branco) e pressupor que o seja é rememorar uma história parcial, mutilada. Assim, o projeto de pesquisa visa pensar a mulher de forma relacional, ultrapassando o binarismo homem-mulher para pensar as diferenças, o que por sua vez, implica em desnaturalizar modelos de comportamento e compreender que as mulheres no Medievo não possuem uma definição intrínseca e sim uma definição contextual e multifacetada. Nesse sentido, objetivamos analisar livros didáticos em conjunto com a bibliografia coeva sobre mulheres na Idade Média a fim de perceber em que medida as novas e antigas propostas de organização dos livros didáticos permitem a incorporação de estratégias e concepções historiográficas que visem o respeito a diversidade e a incorporação de sujeitos durante muito tempo marginalizados pela pesquisa e ensino de História.