* As elites e os outros: reprodução social e rede de alianças em Minas Gerais no século XVIII
Coordenadora: Profa. Carla Almeida
Financiamento: CNPq (Edital PQ/2019)
Descrição: Esta pesquisa é um desdobramento dos meus estudos anteriores sobre os grupos de elite estabelecidos nas Minas Setecentistas, especialmente daqueles que atuaram como camaristas.A pesquisa pretende viabilizar uma apreensão mais adequada da dinâmica de reprodução social destes grupos, notadamente no que diz respeito ao sistema de casamentos e às práticas de transmissão do patrimônio por eles adotadas. A meta mais abrangente deste projeto é discutir até que ponto as práticas de reprodução social características destes grupos se aproximavam ou se distinguiam daquelas utilizadas por grupos de elites locais no centro do império português (no reino). Objetiva também, analisar as relações verticais estabelecidas entre os homens da elite e os grupos subalternos (homens livres pobres, forros, escravizados, etc). De certo modo, retomo com essa proposta minha trajetória de pesquisas anteriores sobre os grupos de elite na região das Minas mais diretamente ligada à tradição da História Social.
* As câmaras de Minas Gerais e sua inserção nos circuitos da comunicação política na monarquia pluricontinental portuguesa do século XVIII
Coordenadora: Profa. Carla Almeida
Financiamento: Fapemig (Edital PPM 2017)
Descrição: Este projeto tem por meta dar sequência aos trabalhos iniciados anteriormente e desenvolvidos junto ao grupo de pesquisa Antigo Regime nos Trópicos (UFRJ) em parceria direta com o ICS da Universidade de Lisboa, a respeito das formas de comunicação política no Império português. Nosso propósito é avançar nas questões que foram se estruturando no decorrer das pesquisas iniciadas ainda em 2009 fruto da parceria entre o grupo de pesquisa ART e o ICS da UL. Embora tenhamos avançado muito no trabalho com o tema das comunicações políticos (que já deu origem a dois livros), a abrangência da documentação local relativa a MG me levou a propor a continuidade da pesquisa com a mesma problemática. O eixo central deste plano de trabalho é, portanto, o estudo das formas de comunicação e da dinâmica das relações entre centro e periferias no império luso no Atlântico, considerando: 1- as relações hierárquicas entre algumas câmaras municipais do Reino e do ultramar com os conselhos palacianos da Monarquia lusa, com o intuito de aferir o grau de negociação entre centro e periferias; 2- a dinâmica das hierarquias sociais das sociedades escravistas do Atlântico português, sociedades estas construídas a partir da interação entre ibéricos e africanos; 3- especialmente neste plano, nos concentraremos no levantamento da documentação local da capitania de MG que não pode ser esgotada nos trabalhos anteriores (Câmara de Mariana; Secretaria de Governo/APM e correspondências existentes no ANTT em Lisboa).