O XX Seminário Temático Internacional do GHEMAT Brasil volta atenção para estudos históricos sobre a produção curricular em matemática para o ensino e para a formação de professores. Sugere-se que as propostas a serem enviadas para o evento tenham por foco a análise das relações estabelecidas historicamente entre campos disciplinares (Matemática, Educação Matemática e Ciências da Educação) e campo profissional da docência (professores e suas entidades representativas) envolvidos na produção e sistematização de saberes contidos em documentos curriculares.
Nesse sentido, documentos curriculares são entendidos como qualquer documentação de caráter oficial que dê referências para o ensino e/ou para a formação de professores, em qualquer nível governamental (município, estado ou país).
Intenta-se reunir um conjunto grande de estudos no Seminário que busque contribuir para dar resposta à questão: Que mudanças ocorreram nas relações travadas ao longo do tempo entre os campos disciplinares e o campo profissional da docência resultando em novos saberes sistematizados em documentos curriculares para o ensino e formação de professores? Serão aceitos estudos relativos aos diferentes níveis de ensino: fundamental, médio e superior.