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Pesquisa

Projetos de Pesquisas do laddec

Ensino de Biologia e Direitos Humanos por meio de oficinas pedagógicas voltadas à valorização da diferença

Este projeto de pesquisa propõe a elaboração de uma coletânea de roteiros de oficinas pedagógicas para o ensino de Biologia, com ênfase na valorização da diferença e na promoção dos direitos humanos. Fundamentado em abordagens críticas e na perspectiva dos marcadores sociais da diferença, busca compreender e enfrentar as desigualdades educacionais por meio de práticas pedagógicas mais inclusivas. A proposta organiza-se em quatro etapas: levantamento bibliográfico, elaboração dos roteiros, revisão crítica e sistematização para publicação digital. As oficinas, ancoradas na educação em direitos humanos, serão estruturadas em três momentos sensibilização, aprofundamento e compromisso e abordarão temas como gênero, raça/etnia, sexualidade e deficiência. Voltado à formação de professores(as) e licenciandos(as), o projeto visa ampliar o repertório didático e fortalecer a articulação entre universidade e escola básica, contribuindo para a construção de currículos mais democráticos, sensíveis à pluralidade e comprometidos com a justiça social.

O potencial dos jogos didáticos no ensino da genética mendeliana: uma investigação no Ensino Médio

O projeto tem como objetivo investigar o uso de jogos didáticos como ferramenta pedagógica para o ensino da Primeira Lei de Mendel no Ensino Médio, considerando as dificuldades recorrentes enfrentadas por estudantes na aprendizagem de conteúdos de Genética. A proposta parte da constatação de que o ensino tradicional, centrado na exposição teórica e descontextualizada, pouco contribui para a compreensão de conceitos como alelos, dominância e segregação gênica. Com base em uma abordagem qualitativa, a pesquisa será desenvolvida em quatro etapas: revisão bibliográfica sobre o uso de jogos no ensino de Biologia; levantamento das principais dificuldades dos estudantes em relação à Genética Mendeliana; criação colaborativa de um jogo didático inédito, com materiais acessíveis; e aplicação e avaliação do jogo em sala de aula. Além de investigar os impactos dessa estratégia no processo de ensino-aprendizagem, o projeto busca estimular no(a) estudante bolsista o interesse pela pesquisa científica e o desenvolvimento de competências como criatividade, análise crítica e escrita acadêmica. Espera-se que o jogo produzido contribua para uma aprendizagem mais significativa e lúdica, promova maior engajamento dos estudantes e possa ser utilizado por outros professores e escolas, respeitando os princípios da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que valoriza metodologias ativas e a promoção do pensamento científico.