Palestra sobre Técnicas de Controle Aplicadas à Eletrônica de Potência

Este evento abordará algumas técnicas de controle aplicadas a conversores estáticos de potência. Serão duas palestras ministradas pelo professor Dr. Vinícius Foletto Montagner, docente da UFSM, uma no dia 6/12/2012 sobre o controle do conversor boost e outra no dia 7/12/2012 sobre o controle do inversor monofásico conectado à rede elétrica. Serão abordados os seguintes aspectos: modelagem dos conversores no espaço de estados,
apresentação de técnicas de controle, com exposição de resultados experimentais.

Local: Anfiteatro do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UFJF

Datas: 06/12/2012  e 07/12/2012

Horário:  14 às 17 horas

Objetivo

O principal objetivo é apresentar uma metodologia de projeto de controladores utilizando desigualdades matriciais lineares (LMIs) e ilustrar alguns resultados teóricos e experimentais com estes controladores aplicados a conversores estáticos.

Conteúdo programático
Controle de conversor Boost
1) apresentação do problema do boost com parâmetros tensão de entrada e carga variantes no tempo;
2) modelagem adequada para o problema;
3) estratégia de controle robusto analógico utilizando LMIs;
4) apresentação e discussão de resultados experimentais.

Controle de inversor monofásico conectado à rede
1) apresentação do problema do inversor monofásico conectado à rede;
2) modelagem adequada para rede com impedância incerta;
3) projeto de controle robusto digital utilizando LMIs;
4) apresentação de resultados experimentais.

Público alvo
Alunos, profissionais e docentes dos cursos de graduação e de pós-graduação em Engenharia.

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2

Possui graduação (1996) e mestrado (2000) em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Maria, doutorado em Engenharia Elétrica (2005) e pós-doutorado (2006) pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é Professor Adjunto III da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência em modelagem, análise e controle de sistemas dinâmicos.