Seleção de bolsistas no Laboratório Solar Fotovoltaico da UFJF – 2011

O Laboratório Solar Fotvoltaico da UFJF está selecionando bolsistas de iniciação científica para trabalhar em projetos relacionados à geração solar fotovoltaica, veículos elétricos e iluminação moderna. São bolsas de projetos da FAPEMIG, BIC, PIBIC e PIBIC Ações Afirmativas.

Os projetos são (clique no projeto para detalhes):

1. Associação em Paralelo de Conversores CC-CC para Aplicações em Arranjos Solares Fotovoltaicos (PIBIC nas Ações Afirmativas);
  2. Operação e desempenho de um sistema de geração de energia elétrica baseado em painéis solares fotovoltaicos interligado à rede elétrica (PIBIC);
  3. Avaliação da Degradação de Arranjos Solares Fotovoltaicos e Análise do Rastreamento de Máxima Potência por tensão e por corrente (FAPEMIG);
  4. Avaliação da Interconexão de Sistemas de Geração Distribuída à Rede Elétrica (FAPEMIG);
  5. Modernização do Laboratório Solar Fotovoltaico da UFJF – Conversor (BIC);
  6. Modernização do Laboratório Solar Fotovoltaico da UFJF – GUI (PROVOQUE);
  7. Construção de um BAJA elétrico – Conversor (BIC);
  8. Construção de um BAJA elétrico – GUI (BIC);
  9. Veículos Elétricos como Agentes de Melhoria da Qualidade da Energia em Instalações Elétricas Residenciais (PIBIC e PROVOQUE);
  10. Análise e Concepção de Sistemas de Iluminação de Estado Sólido (BIC)

Os alunos interessados deverão enviar até 1° de agosto de 2011 o currículo Lattes e o histórico escolar para o funcionário José Américo Valentim <joseamerico.valentim[arroba]ufjf.edu.br>. Indicar no campo assunto do e-mail o texto “Seleção de bolsistas” e no corpo da mensagem os projetos que deseja concorrer.

Critério de Seleção

1. Análise de currículo (currículo cadastrado na plataforma LATTES/CNPq, regularmente matriculado em Engenharia ou Ciências da Computação);
  2. Análise de histórico escolar (IRA, quantidade de créditos e disciplinas cursadas);
  3. Disponibilidade de tempo prevista no edital do projeto das bolsas;
  4. Entrevista com os candidatos pré-selecionados.

Duração e Vigência da Bolsa

1. A bolsa terá vigência de 12 meses.
  2. O bolsista selecionado estará sujeito ao cumprimento das atividades previstas no plano proposto no ato da inscrição.
  3. A concessão da bolsa está subordinada à legislação federal e às normas da UFJF e/ou FAPEMIG.
  4. O pagamento das bolsas estará condicionado à ProPesq/UFJF e/ou FAPEMIG.

Requisitos e Compromissos do Bolsista

1. Estar regularmente matriculado em curso de graduação da UFJF e ter disponibilidade para cumprir as horas previstas no edital do projeto das bolsas.
  2. Não ter vínculo empregatício.
  3. Apresentar, após 06 (seis) meses de vigência do período da bolsa, relatório de pesquisa contendo resultados parciais (formulário próprio).
  4. Apresentar resultados finais da pesquisa, sob a forma de resumo, exposições orais e/ou painéis em seminário organizado para este fim, acompanhado de um relatório de pesquisa final com redação científica que permita verificar o acesso a métodos e processos científicos.
  5. Fazer referência à sua condição de Bolsista de Iniciação Científica da UFJF e/ou da FAPEMIG nas publicações e outros trabalhos apresentados.
  6. É vedado acumular a participação neste Programa com outros de Agência de Fomento ou da UFJF, excetuando-se o Programa de Apoio Estudantil.
  7. Devolver a UFJF os valores atualizados da(s) mensalidade(s) recebida(s) indevidamente, caso os requisitos e compromissos estabelecidos acima não sejam cumpridos.
  8. Estar com cadastrado atualizado na plataforma Lattes/CNPq.
  9. Possuir endereço eletrônico.

Bolsas UFJF

• Os alunos selecionados devem entregar o Termo de Compromisso na Coordenação de Programas de Pesquisa até 10/08/2011;
  • Devem ter conta ativa no Banco do Brasil;
  • Currículo Lattes atualizado nos últimos 2 meses;
  • Comprovar ingresso na Instituição por meio de cotas (somente para PIBIC nas Ações Afirmativas).

Visite o site do Laboratório Solar Fotovoltaico da UFJF <https://www.ufjf.br/labsolar/>