Modernização do Laboratório Solar Fotovoltaico da UFJF

Ainda em reforma, o laboratório já está funcionando. Ele foi reorganizado e reconectado à rede elétrica, os painéis solares fotovoltaicos foram limpos ou substituídos (quando danificados), a estrutura metálica foi fixada de forma mais confiável e a instalação hidráulica da área externa reformada. Atualmente as estruturas metálicas estão sendo pintadas, o sistema de drenagem do cabeamento subterrâneo consertado e o cabeamento elétrico dos painéis refeito.

A modernização do laboratório compreende, além da reforma do laboratório, as instalações de cabeamento lógico para conexão com a internet, de linha de telefone e, com maior destaque, de três conversores eletrônicos para conexão com a rede elétrica, incluindo um sistema supervisório para monitorar e comandar a operação do sistema via internet. Na figura abaixo é mostrado um esquema simplificado da interligação equipamentos para supervisão da operação do sistema. Embora não mostrado na figura, os três conversor CC-CA condicionam a energia gerada em corrente contínua nos painéis solares fotovoltaicos para conexão com a rede elétrica em corrente alternada. Em caso de interrupção do fornecimento de eletricidade pela rede elétrica, os conversores são automaticamente desconectados a fim de evitar acidentes à equipes de manutenção. Esses equipamentos foram adquiridos com suporte do INERGE- INCT de Energia Elétrica, coordenado pelo Prof. José Luiz Rezende Pereira, e estão previstos para chegar em meados do presente mês. Embora o laboratório tenha uma capacidade para 30 kW de pico, os conversores foram propositadamente adquiridos para gerar até 15 kW. O restante será gerado a partir de conversores construídos pelos pesquisadores que utilizam o laboratório.

Fonte: http://www.sma-america.com

A título de exemplo, no dia 29 de abril de 2011 foi defendida a dissertação com o título “Modelagem e Controle de Conversores Estáticos Fonte de Tensão Utilizados em Sistemas de Geração Fotovoltaicos Conectados à Rede Elétrica de Distribuição”. O mestrando Pedro Machado de Almeida, oriendado pelo professor Pedro Gomes Barbosa, construiu um protótipo em pequena escala de potência que realiza as mesmas funções dos três conversores importados.  O sistema foi testado com sucesso no laboratório NAEP (Núcleo de Automação e Eletrônica de Potência), com a bancada para obter os resultados experimentais mostrada ao lado. No seu doutorado, o aluno poderá avaliar o desempenho do conversor no Laboratório Solar Fotovoltaico, utilizando potências mais elevadas.

O mestrando Pedro Sobreira vem obtendo bons resultados experimentais utilizando um conversor CC-CC com múltiplos estágios para melhor aproveitamento da energia em arranjos solares fotovoltaicos. Essa estrutura é particularmente interesante nas aplicações em que um conjunto de painéis pode ficar parcialmente sombreado ou que apresentem características elétricas distintas.

Na sexta-feira passada, 6 de maio de 2011, o mestrando Filipe Caixeiro obteve os primeiros resultados experimentais no Laboratório Solar Fotovoltaico da UFJF. Ele tem trabalhado em um conversor monofásico, de baixo custo, para aplicações residenciais. Os resultados das pesquisas desenvolvidas pelos pesquisadores, além de contribuírem significativamente para a formação acadêmica e profissional, possuem grande potencial para tornarem-se produtos.

Novas parcerias e fontes de financiamento estão sendo buscadas pela equiper para tornar o ambiente trabalho cada vez mais propicio para a produção de pesquisas e produtos inovadores. Os coordenadores do Laboratório Solar Fotovoltaico da UFJF aproveitam para agradecer o empenho e dedicação da equipe técnica, os serviços executados pela PROINFRA para a reforma das instalações e suporte financeiro do INERGE para a modernização do laboratório.