Fechar menu lateral

Videoteca

 

O uso do registro visual fílmico pela rede de pesquisa do LABHOI integra hoje o que, em nossas discussões denominamos de “a escrita videográfica”. A escrita videográfica como na pesquisa histórica implica na elaboração de um novo tipo de texto histórico que considere na sua produção a natureza do tipo de enunciação das fontes trabalhadas. As estratégias de elaboração dessa nova modalidade de escrita da história contam com a ampliação do diálogo entre conhecimento histórico e produção audiovisual, através do trabalho em parceria de historiadores e profissionais de cinema. Damos acesso aqui a escrita videográfica desenvolvida pela rede de pesquisa do LABHOI com a coordenação ou participação de pesquisadores do LABHOI/UFJF.

 

Passados Presentes (coletânea online e caixa de DVDs)

 

Este link dá acesso integral a quatro filmes historiográficos  – Memórias do Cativeiro, de Guilherme Fernandes, Isabel Castro, Hebe Mattos e Martha Abreu, [2005]; Jongos, Calangos e Folias; música negra, memória e poesia de Hebe Mattos e Martha Abreu [2007]; Versos e Cacetes: o jogo do pau na cultura afro-fluminense de Matthias Assunção e Hebe Mattos [2009]; Passados Presentes: memória negra no Sul Fluminense de Hebe Mattos e Martha Abreu [2011] – , precedidos de um pequeno texto explicativo sobre a pesquisa que resultou na caixa de DVDs Passados Presentes (EDUFF, 2012) com os quatro filmes historiográficos, e a cada filme separadamente. O site é bilíngue (português e inglês) e dá acesso a cada um dos filmes sem legenda, com subtítulos em inglês e, em alguns casos, também em francês. Os filmes estão arquivados no canal LABHOI/UFF do youtube.

Arquivo de Filmes do Festival Internacional do Filme de Pesquisa

Mostra itinerante de filmes de pesquisa sobre história e memória da escravidão, criado por iniciativa do Prof. Bogumil Koss (Universidade de LAVAL, Canadá e EHESS, França) e organizado de 2008 a 2015 por Myriam Cottias (CIRESC/CNRS); Hebe Mattos (LABHOI/UFF/UFJF) e Francine Saillant (CELAT/LAVAL). O site, em três línguas (inglês, francês e português) dá acesso a um arquivo com todos os filmes exibidos nas várias edições do festival que se encontram disponíveis online.

 

Identidades do Rio

Portal de divulgação científica coordenado por Hebe Mattos, que reúne 8 projetos compostos a partir de peças audiovisuais, produzidas por Guilherme Hoffmann e Isabel Castro em parceria com os pesquisadores, sobre a memória social e cultural do estado do Rio de Janeiro, considerando sua pluralidade e tomando a circulação e as trocas culturais, nas diferentes cidades e regiões, como questões-chave para pensar em novas bases a identidade estadual e para propor intervenções na área de preservação e educação patrimonial. Confira os roteiros e seus respectivos vídeos:

O comercio ilegal de africanos escravizados, coordenação: Hebe Mattos (UFJF/UFF), Keila Grinberg (UNIRIO).

Niterói: cidade de memórias, coordenação Hebe Mattos (UFJF/UFF).

O Rio de Janeiro nos tempos de D. João VI (1808-1821), coordenação Maria Fernanda Bicalho (UFF) e José Pessoa (UFF).

Incêndio, Vida Urbana e Serviço Público no Século XIX, coordenação Anita Correia Lima de Almeida (UNIRIO)

Cronologia do Choro (gênero musical), coordenação: Luiza Mara (POSDOC LABHOI/UFF)

Escravidão e Igreja Católica, coordenação Mariza Soares (UFF); Larissa Vianna (UFF) .

Os Índios no Rio de Janeiro, coordenação Maria Regina Celestino de Almeida (UFF)

Fazendas de Café, coordenação de Mariana Muaze (UNIRIO)