Fechar menu lateral

Minicurso: Pluralidades narrativas na pintura e na teoria artística de André Lhote

O minicurso acontecerá nos dias 22 e 23 de outubro de 2020, de 14h às 16h, através da plataforma Google meet (o link será enviado por e-mail para os inscritos).

link para inscrição (clique aqui)

Ministrante: Professora Bárbara Diniz Gonçalves (Erasmus Mundus)

Este minicurso tem como objetivo apresentar a trajetória de André Lhote (Bordeaux, 1885 – Paris, 1962) enquanto pintor, professor de pintura, teórico e crítico de arte. De reputação considerada independente, Lhote pôde transitar por diferentes movimentos artísticos, com destaque para o Cubismo e suas múltiplas referências. Ademais, ministrou cursos e conferências em diversos países, incluindo o Brasil. Às margens das narrativas canônicas sobre as vanguardas, as obras escritas e pictóricas de Lhote e seu próprio percurso como artista permitem que acessemos, em perspectiva histórica, a profunda e complexa seletividade envolvida nos cânones artísticos, além dos debates e disputas artísticas da primeira metade do século XX. Para isso, traçaremos um panorama sobre a vida de Lhote, com especial ênfase às suas afinidades estéticas e à construção da sua imagem e auto-imagem enquanto artista e escritor. A partir dessa base, nos aprofundaremos na análise conjunta de uma seleção de pinturas e escritos das décadas de 1920 e 1930.

 

Bárbara Diniz Gonçalves é licenciada e bacharela em História com ênfase em História da Arte (UNICAMP). Na graduação, desenvolveu pesquisa em História da Arte intitulada “André Lhote e a obra Interior com figuras femininas (1936) do acervo do MASP”, sob orientação do Prof. Dr. Gabriel Ferreira Zacarias. Atualmente é mestranda do programa Erasmus Mundus em Culturas Literárias Europeias com bolsa da Comissão Europeia”.

 

Interior com figuras femininas

Na imagem: André Lhote. Interior com figuras femininas, 1936. MASP