Dando continuidade ao nosso Ciclo de Minicursos, convidamos vocês para conhecer sobre “A Pesquisa e a Escrita em História da Dança”, que será ministrada por Franciara Sharon, Doutoranda em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora, sob orientação do Professor Martinho Junior.
O curso será gratuito e presencial.
As inscrições devem ser feitas através do link:
Ementa do curso:
O Minicurso tem por objetivo abordar as questões relativas à História da Arte e da Dança. Desta forma, trazemos uma contextualização do ballet francês no século XIX, buscando o porquê do mesmo ser considerado tão importante para o desenvolvimento dessa dança, já que apenas através do entendimento das mudanças pelas quais o ballet passou até este período conseguimos entender os elementos que foram levados aos palcos pelos enredos dos grandes clássicos do período. Caberá aqui fazer uma tentativa de compreender o funcionamento e estruturação da Ópera enquanto casa de apresentações de diversas artes, e como estas diferentes artes e artistas se correlacionavam. Em conjunto deste viés da construção de uma arte do Balé independente das outras artes de palco, o mesmo contrai também elementos do romantismo. É interessante ressaltar que neste momento fazemos um breve levantamento do que o romantismo vem a ser e como isso foi transfigurado em repertórios pelo balé.
A importância deste passo inicial reside justamente em entender os processos pelos quais a dança passou desde o seu estabelecimento na corte francesa, do momento em que foi trazido, até o início do período estudado, tentando compreender como foi a influência do romantismo nestas mudanças e como elas vieram a ser aceitas pelos envolvidos na área da dança do século XIX.
Para questões referentes a dança, trazemos autores como Paul Bourcier, Antonio José Faro, Lenira Rangel, Rosana Langendonck e Roberto Pereira, os quais colaboram na construção do panorama histórico da dança francesa. Na ênfase do romantismo as bases serão o livro organizado por Jacob Guinsburg, O Romantismo, e o prefácio do livro Cromwell, de Vitor Hugo. Neste ponto chegamos ao que conhecemos na História da Dança por Balé Romântico. Logo, é feita uma análise do que é considerado balé romântico, suas principais características, suas ramificações e, por conseguinte, os acontecimentos e apresentações que se destacaram na construção deste movimento.
Assim, são trazidas as questões fundamentadoras desta arte até o período de 1841, e posteriormente como tais elementos influenciaram a criação do enredo do balé Giselle.
Franciara Sharon é membro do Laboratório de História da Arte da Universidade Federal de Juiz de Fora e pesquisa atualmente a Dança cênica Brasileira durante a segunda metade do século XX. Sua proposta se fundamenta na pesquisa que desenvolveu no mestrado, relacionada ao contexto e o desenvolvimento do ballet francês no século XIX.
Bibliografia:
ALBATE, Carolym. e PARKER, Roger. Uma História da Ópera. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
BALANCHINE, George. 101 stories of the great ballets. New York: Anchor Books, 1989.
BOTAFOGO, Ana. BRAGA, Suzana. Ana Botafogo: na Magia do Palco. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2003.
BOURCIER, Paul. História da Dança no Ocidente. 2°Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
BORGÉA , Inês. Contos do Ballet. São Paulo: Cosac Naify, 2009.
BORGÉA , Inês. Outros Contos do Ballet. São Paulo: Cosac Naify, 2012.
BURKE, Peter. O que é História Cultural. 2°Ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
CALVINO, Ítalo. Contos Fantásticos do século XIX. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
FARO, Antonio José. Pequena História da dança. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1986.
FARO, Antonio José. SAMPAIO, Luiz Paulo. Dicionário de balé e dança. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1989.
GUINSBURG, Jacob. O Romantismo. São Paulo: Editora Perspectiva. 1978.
HUGO, Victor. Do grotesco e do sublime. São Paulo: Perspectiva, 2014.
ORTIZ, Renato. Cultura e Modernidade. São Paulo: Editora Brasiliense, 1991.
PEREIRA, Roberto. Giselle: O Voo Traduzido – da lenda ao balé. Rio de Janeiro: UniverCidade, 2003.
RENGEL, Lenira e LANGENDONCK, Rosana. Pequena viagem pelo mundo da dança. São Paulo: Moderna, 2006.