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Reflexões em Cultura e Artes Visuais: Arte, Moda, Gênero e Globalização Cultural

 

Reflexões em Cultura e Artes Visuais:

 Arte, Moda, Gênero e Globalização Cultural.

Professoras Maria Antonietta Trasforini e Diana Crane

 

Mini-Curso: 21 a 25/10/2013

De 10:00 as 12:00hs

Maria Antonietta Trasforini:

Professora de Sociologia dos Processos Culturais e Comunicativos na Universidade de Ferrara (Itália) e autora, entre outros de “Le corps qui vient du passé. Entre clinique, discipline et art contemporain” (2013), “Precarious objects, precarious lives: Grounded aesthetics in poverty contexts” (2012) e “Tagli d’Habitus. Corpi culturali, linguaggi tessili e arte metonímica” (2010). La Nuova Bohème. Donne e nuove professioni nella cultura, La Mandragora, Bologna, 2002. Bajo el signo de las artistas. Mujeres, profesiones de arte y modernidad, PUV (Publicaciòn de la Universitat de Valencia), Valencia, Espana. 2009

Arte e gênero entre genealogias, corpos privados e espaços públicos

A ação artística das mulheres artistas atravessa atualmente todos os domínios da arte contemporânea, produzindo novos campos culturais. O curso, após uma introdução histórica e sociológica consagrada às redescobertas das mulheres artistas na história da arte e à importância do gênero para analisar os mundos da arte, vai se concentrar em alguns desses campos, através da discussão das temáticas teóricas e da apresentação das obras e de suas autoras. Trata-se particularmente de campos e objetos culturais transversais, produzidos pelas novas histórias e geografias da pós-modernidade, que as práticas artísticas das artistas do século XX e contemporâneas contribuíram para desenhar e estruturar.

1 – Novas histórias da arte (21/10)

            História da arte e gênero entre redescoberta e desconstrução.

            Razões sociais, profissionais, acadêmicas da invisibilidade das mulheres artistas na história da arte e importância teórica do gênero para analisar os mundos da arte.

2 – Memórias e Identidade de gênero (22/10)

            Memória e percurso genealógico.

            Arte, gênero e construção identitária coletiva.

            Arte relacional.

3 – Corpo de gênero (23/10)

            Construção social, traço e testemunho na arte contemporânea.

            Controle social, crítica, reflexividade.

4 – Espaço público (24/10)

            Mulheres artístas e espaço público.

            Desconstrução do espaço urbano enquanto um complexo texto de gênero.

            Corpo de gênero e espaço público.

 

5 – Guerras/pós-guerras (25/10)

            Diásporas, guerras e identidades pós-nacionais na arte contemporânea.

            Arte nômade e pós-nômade.

            O papel do gênero na representação.

 

 

Das 14 :30 as 16 :30hs

Diana Crane : Sistema da moda, mundos da arte e globalização cultural

Professora Emérita do Departamento de Sociologia da Universidade de Pensilvânia (EUA). Autora, entre outros, de The Transformation of the avant-garde: the New York art world (1945-1985). Cambridge University Press e A Moda e seu papel social – Classe, gênero e identidade das roupas, (2006) e Ensaios sobre moda, arte e globalização cultural, (2011).

 

1 – Introdução (21/10)

            Visão geral dos conceitos e questões : a globalização, a moda, a vanguarda, cultura urbana, cultura global, sistema de recompensa.

            A moda é uma forma de arte ? Os designers de moda são artistas ? Os museus de moda são iguais aos museus de arte ?

            O que podemos aprender com os leilões de coleções de moda ?

2 – Moda e Globalização (22/10)

            O que é moda ? Visão geral de definições teóricas de moda a fim de desenvolver uma definição compreensiva.

            Moda e globalização : como o sistema de moda foi alterado pela globalização ?           

3 – Arte e Globalização (23/10)

            Declínio da cultura de artes urbanas ; aumento da cultura das artes globais : colecionadores, comerciantes, feiras de arte.

            Expansão geográfica das artes : artistas, museus, colecionadores, feiras de artes e bienais : Os centros de arte ocidentais ainda dominam o sistema global da arte ou há um sistema alternativo emergente no Oriente Médio e na Ásia ?

 

4 – Emoções e publicidade (atividade com os alunos) (24/10)

            As propagandas de moda são mais eficazes se elas provocam fortes emoções positivas?

            Os alunos irão olhar para anúncios de moda e avaliar o seu conteúdo emocional.

            Hipótese: os anúncios que dramatizam as identidades que são significativas para os consumidores irão evocar níveis mais elevados de resposta emocional que por sua vez induzem a um desejo de adquirir o produto.

Local: Auditório do Instituto de Ciências Humanas (ICH Novo)

            Universidade Federal de Juiz de Fora

Promoção: Programa de Mestrado em Artes, Cultura e Linguagens/ Instituto de Artes e Design

Inscrições: Gratuitas para os alunos da UFJF e R$ 40,00 para público externo (Professores, pesquisadores e alunos de pós-graduação)

            Será conferido certificado aos participantes.

            Limitado a 40 vagas.

INFORMAÇÔES: Secretaria do Instituto de Artes e Design, UFJF: (32) 2103 33 50 e 21 03 33 52. Ou pelo e-mail mestrado.iad@ufjf.edu.br