Reflexões em Cultura e Artes Visuais:
Arte, Moda, Gênero e Globalização Cultural.
Professoras Maria Antonietta Trasforini e Diana Crane
Mini-Curso: 21 a 25/10/2013
De 10:00 as 12:00hs
Maria Antonietta Trasforini:
Professora de Sociologia dos Processos Culturais e Comunicativos na Universidade de Ferrara (Itália) e autora, entre outros de “Le corps qui vient du passé. Entre clinique, discipline et art contemporain” (2013), “Precarious objects, precarious lives: Grounded aesthetics in poverty contexts” (2012) e “Tagli d’Habitus. Corpi culturali, linguaggi tessili e arte metonímica” (2010). La Nuova Bohème. Donne e nuove professioni nella cultura, La Mandragora, Bologna, 2002. Bajo el signo de las artistas. Mujeres, profesiones de arte y modernidad, PUV (Publicaciòn de la Universitat de Valencia), Valencia, Espana. 2009
Arte e gênero entre genealogias, corpos privados e espaços públicos
A ação artística das mulheres artistas atravessa atualmente todos os domínios da arte contemporânea, produzindo novos campos culturais. O curso, após uma introdução histórica e sociológica consagrada às redescobertas das mulheres artistas na história da arte e à importância do gênero para analisar os mundos da arte, vai se concentrar em alguns desses campos, através da discussão das temáticas teóricas e da apresentação das obras e de suas autoras. Trata-se particularmente de campos e objetos culturais transversais, produzidos pelas novas histórias e geografias da pós-modernidade, que as práticas artísticas das artistas do século XX e contemporâneas contribuíram para desenhar e estruturar.
1 – Novas histórias da arte (21/10)
História da arte e gênero entre redescoberta e desconstrução.
Razões sociais, profissionais, acadêmicas da invisibilidade das mulheres artistas na história da arte e importância teórica do gênero para analisar os mundos da arte.
2 – Memórias e Identidade de gênero (22/10)
Memória e percurso genealógico.
Arte, gênero e construção identitária coletiva.
Arte relacional.
3 – Corpo de gênero (23/10)
Construção social, traço e testemunho na arte contemporânea.
Controle social, crítica, reflexividade.
4 – Espaço público (24/10)
Mulheres artístas e espaço público.
Desconstrução do espaço urbano enquanto um complexo texto de gênero.
Corpo de gênero e espaço público.
5 – Guerras/pós-guerras (25/10)
Diásporas, guerras e identidades pós-nacionais na arte contemporânea.
Arte nômade e pós-nômade.
O papel do gênero na representação.
Das 14 :30 as 16 :30hs
Diana Crane : Sistema da moda, mundos da arte e globalização cultural
Professora Emérita do Departamento de Sociologia da Universidade de Pensilvânia (EUA). Autora, entre outros, de The Transformation of the avant-garde: the New York art world (1945-1985). Cambridge University Press e A Moda e seu papel social – Classe, gênero e identidade das roupas, (2006) e Ensaios sobre moda, arte e globalização cultural, (2011).
1 – Introdução (21/10)
Visão geral dos conceitos e questões : a globalização, a moda, a vanguarda, cultura urbana, cultura global, sistema de recompensa.
A moda é uma forma de arte ? Os designers de moda são artistas ? Os museus de moda são iguais aos museus de arte ?
O que podemos aprender com os leilões de coleções de moda ?
2 – Moda e Globalização (22/10)
O que é moda ? Visão geral de definições teóricas de moda a fim de desenvolver uma definição compreensiva.
Moda e globalização : como o sistema de moda foi alterado pela globalização ?
3 – Arte e Globalização (23/10)
Declínio da cultura de artes urbanas ; aumento da cultura das artes globais : colecionadores, comerciantes, feiras de arte.
Expansão geográfica das artes : artistas, museus, colecionadores, feiras de artes e bienais : Os centros de arte ocidentais ainda dominam o sistema global da arte ou há um sistema alternativo emergente no Oriente Médio e na Ásia ?
4 – Emoções e publicidade (atividade com os alunos) (24/10)
As propagandas de moda são mais eficazes se elas provocam fortes emoções positivas?
Os alunos irão olhar para anúncios de moda e avaliar o seu conteúdo emocional.
Hipótese: os anúncios que dramatizam as identidades que são significativas para os consumidores irão evocar níveis mais elevados de resposta emocional que por sua vez induzem a um desejo de adquirir o produto.
Local: Auditório do Instituto de Ciências Humanas (ICH Novo)
Universidade Federal de Juiz de Fora
Promoção: Programa de Mestrado em Artes, Cultura e Linguagens/ Instituto de Artes e Design
Inscrições: Gratuitas para os alunos da UFJF e R$ 40,00 para público externo (Professores, pesquisadores e alunos de pós-graduação)
Será conferido certificado aos participantes.
Limitado a 40 vagas.
INFORMAÇÔES: Secretaria do Instituto de Artes e Design, UFJF: (32) 2103 33 50 e 21 03 33 52. Ou pelo e-mail mestrado.iad@ufjf.edu.br