PROGRAMA DAS SESSÕES DE COMUNICAÇÕES DO
II COLÓQUIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA DA ARTE E DA CULTURA (CIHAC)
O ARTISTA E A SOCIEDADE
▪ 19 DE SETEMBRO DE 2012
13:00h – 15:00h
Sala A- I – 12 – Andar térreo do prédio do Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Eixo temático 1: Artistas e Mecenas: um relacionamento ambíguo
(Arte Colonial Mineira/ Modernismo Brasileiro)
Coordenadora da Sessão 1: Sônia Maria Fonseca – Pós-doutoranda em História/ Bolsista CAPES PNPD
Institucional 2011 (UFJF)
Manoel Victor de Jesus e as relações de encomenda na Vila de São José – Kellen Cristina Silva – Universidade
Federal de São João Del Rei (UFSJ)
A Obra, as Decisões da Mesa e o Mediador: A Construção da Capela de São Francisco de Assis de
Mariana – Natalia Casagrande Salvador – Mestranda em História da Arte – Universidade Estadual de
Campinas (UNICAMP)
Manoel Ribeiro Rosa: O Artista, Sua Obra e Seu Tempo – Leandro Gonçalves de Rezende – Mestrando
em História Social da Cultura (UFMG) – Bolsista CAPES/REUNI e Armando Magno de Abreu Leopoldino
– Graduando em História (UFMG)/Bolsista de Iniciação Científica FAPEMIG
Aleijadinho e o Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Sônia Maria Fonseca – Pósdoutoranda
– Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Portinari e o Mecenato Cultural na Era Vargas: O Palácio Gustavo Capanema – Sônia Maria Fonseca –
Pós-doutoranda – Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Mecenas, Artífices e a Semana de Arte Moderna – Bruna Araújo Cunha – Mestranda em Estudos
Literários – Universidade Federal de Viçosa (UFV)
13:00 – 15:00h
Anfiteatro 1 – Andar térreo do prédio do Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Eixo temático 2: Artistas e Instituições de Arte (Arte Contemporânea)
Coordenador da Sessão 2: Prof. Dr. Luiz Sérgio de Oliveira (UFF)
Produção e Distribuição por uma comunicabilidade – Bienais Internacioanis de Arte Contemporânea
– Tálisson Melo Souza – Graduando – Instituto de Artes e Design (UFJF)/Bolsista de Iniciação Científica
-CNPq
Desafios da Representação e Dever de Memória na Arte Contemporânea – Alice Costa Souza – Membro
do Grupo de Estudos Estratégias da Arte numa Era de Catástrofes (Escola de Belas Artes-UFMG)
Quero ter voz: Histórias não contadas pelo grande livro da História da Arte – Luana Cardoso da Costa
8 ▪ II COLÓQUIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA DA ARTE E DA CULTURA (CIHAC) “O Artista e a Sociedade”
– Mestranda em Estudos Contemporâneos das Artes ( Universidade Federal Fluminense – UFF)
A proposta do nac/ufpb (1978-1985): desafios e experimentalismos em João Pessoa – Fabrícia Cabral
de Lira Jordão (Universidade de São Paulo – USP)
As “editoras catadoras”: escritores, artistas plásticos e catadores em uma experiência de multiplicação
latino-americana muito criativa – Johana Romina Kunin (Instituto de Altos Estudios Sociales –
Universidad Nacional de San Martin- IDAES UNSAM – Argentina)
O artista e a mundanidade da arte – Luiz Sérgio de Oliveira – Professor Associado do Departamento de
Arte e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes (Universidade Federal
Fluminense –UFF)
▪ 20 DE SETEMBRO DE 2012
13:00h -15:00h
Anfiteatro 1 – Andar térreo do prédio do Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Eixo temático 2: Artistas e Instituições de Arte (Arte no Século XIX)
Coordenadora da Sessão 1: Profa. Dra. Maraliz de Castro Vieira Christo (UFJF)
Academia Imperial de Belas Artes: O Percurso da Arte no Brasil Oitocentista – Giovana Loos Moreira
– Graduanda em História – UFJF
Maria Pardos: sua trajetória artística nas Exposições Gerais de Belas Artes 1913 – 1918 – Valéria
Mendes Fasolato – Mestranda (Programa de Pós Graduação em História – PPGHIS/UFJF)
Belmiro de Almeida nas Exposições Gerais de Belas Artes – Samuel Mendes Vieira – Mestrando (Programa
de Pós-Graduação em História – UFJF/Bolsista FAPEMIG)
Um olhar sobre o oriente: a fotografia oitocentista de Pascal Sebah em acervos públicos brasileiros –
Rosane Carmanini Ferraz – Doutoranda do Programa de Pós Graduação em História – UFJF
A História do Brasil apresentada por Antônio Firmino Monteiro na Exposição Geral da Academia de
Belas Artes de 1884. – Maraliz de Castro Vieira Christo – Professora Associada – UFJF
13:00 – 15:00h
Anfiteatro 2 – Andar térreo do prédio do Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Eixo temático 3: Os Artistas e as Esferas de Poder: política, religião, e mercado
Coordenador da Sessão 2: Prof. Dr. Fernando Fábio Fiorese Furtado – Programa de Pós-Graduação em
Letras – Faculdade de Letras (UFJF)
Para Além das Telas: Propostas e Rupturas dos Filmes de Artistas no Brasil na Década de 1970 – Patricia
Ferreira Moreno – Professora de História da Arte do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora
– PUC/CES – JF
Chiquinha Gonzaga: transgressão, sucesso e memória. A relação entre a compositora e a teoria social
do escândalo. – Maristela Rocha de Almeida Magalhães Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
II COLÓQUIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA DA ARTE E DA CULTURA (CIHAC) “O Artista e a Sociedade” ▪ 9
Paisagens Evanescentes: Discussões sobre Paisagens Cotidianas e suas contribuições para o pensamento
acerca do espaço e dos Limites da Arte – Ana Emília da Costa Silva – Universidade Estadual
do Rio de Janeiro. Mestrado em Arte e Cultura Contemporânea/ Linha de Pesquisa: História e Crítica
de Arte
Sóror Juana Inés de la Cruz: habilidade política e liberdade de produção literária – Gracinda Vieira
Barros (Mestranda em Estudos Literários pela Faculdade de Letras –UFJF)
A pequena comuna do Cortiço: a literatura de Aluisio Azevedo e a experiência republicana no Rio de
Janeiro – Fábio Luiz Rigueira Simão – Doutorando (Universidade Federal de Juiz de Fora)
Poesia e Nouvelle Histoire: crítica e desconstrução da história tradicional na obra poética de Francisco
Alvim – Fernando Fábio Fiorese Furtado – Professor (Programa de Pós Graduação em Letras -Faculdade
de Letras – UFJF)
13:00 – 15:00h
Sala A- I – 12 – Andar térreo do prédio do Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Eixo temático 3: Os Artistas e as Esferas de Poder: política, religião, e mercado
Coordenador da Sessão 3: Marcelo Romero – Doutorando do Programa de Pós-graduação em História
– UFJF
Juiz de Fora sob a Ótica de Leonardo Garella (1911) e Albino Esteves (1915): Modernização e Progresso
na “Princesa de Minas” – Ana Lúcia Fiorot de Souza – Doutoranda em História Social/ USP
O crítico e o artista: política e arte no Brasil – percursos entre a AIBA e a ENBA – Rosangela de Jesus
Silva – Pós-doutoranda no Instituto de Artes da UNICAMP
As camadas populares sob os olhares dos caricaturistas da revista O Malho – Lívia Freitas Pinto Silva
– Mestranda em História -UFJF
Hitler em des(d)enhos: O Führer nas charges cariocas ao longo da Segunda Guerra Mundial – Marcelo
Almeida Silva – Doutorando em História – Universidade Federal de Juiz de Fora
O discurso político na charge de Angeli sobre a relação entre os poderes Executivo e Legislativo no
Brasil sob o governo de Fernando Henrique Cardoso – Marcelo Romero – Doutorando do Programa de
Pós-graduação em História – UFJF
▪ 21 DE SETEMBRO DE 2012
14:00 -16:30h
Eixo temático 3: Os Artistas e as Esferas de Poder: política, religião, e mercado
Anfiteatro 1 – Andar térreo do prédio do Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Coordenadora da Sessão 1: Anna Paola P. Baptista – Curadora (Museus Castro Maya/IBRAM- MinC)
A Influência da Arte Europeia do Século XIX na Trajetória da Obra de Almeida Junior – Denise Maria
Chane Buzetto (Mestranda em História e Crítica em Artes do curso de Pós- Graduação (PPGA-UFES)
10 ▪ II COLÓQUIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA DA ARTE E DA CULTURA (CIHAC) “O Artista e a Sociedade”
O Belo e o Sublime na Vitrine: imagens de escravas na pintura “pompier” e na Escrava de Oscar
Pereira da Silva – Marcela Regina Fórmico – Mestre (Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
O Mundo do Trabalho no Traço de Tarsila do Amaral, Lívio Abramo e Paulo Werneck – Andrea Casa
Nova Maia (Professora Doutora Adjunto II da UFRJ) e Karina Pinheiro Fernandes
Embates entre a Produção e o Mercado de Arte nas Décadas de 1920 e 1930: arte decorativa brasileira
de inspiração nacional – Patrícia Bueno Godoy – Professora da Faculdade de Artes Visuais, Universidade
Federal de Goiás (FAV-UFG
Experiência Artística: articulação entre arte, vida e sociedade – Renata Oliveira Caetano – Professora
do Colégio de Aplicação João XXIII
Volpi e a capela do Cristo Operário: a recriação do divino como forma pura – Anna Paola P. Baptista
(Museus Castro Maya/IBRAM-MinC – Curadora)
14:00 -16:30h
Anfiteatro 2 – Andar térreo do prédio do Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Eixo temático 3: Os Artistas e as Esferas de Poder: política, religião, e mercado
Coordenador da Sessão 2: Prof. Dr. Frederico Braida Rodrigues de Paula – Departamento de Arquitetura
e Urbanismo (UFJF)
Por Trás de Cloud Gate – Lívia Maria Vicentini – Graduada em Artes Visuais pela Universidade Federal
do Espírito Santo ( UFES)
Signals de Oiticica out of Brasil – Amanda Saba Ruggiero – Doutoranda na Faculdade de Arquitetura e
Urbanismo (FAU/USP)
Do aviador ao peixe: dois olhares sobre os espaços expositivos – Joana Aparecida da Silveira do Amarante
– Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade do Estado de
Santa Catarina (UDESC) e Ana Carla de Brito – Graduanda em Artes Plásticas na Universidade Estadual
de Santa Catarina (UDESC)
Arte Contemporânea e Instituições: autenticidade e espaço museográfico – Carmen Sílvia Maia de
Paiva – Assessoria Cultural do Museu da República (IBRAM)
O Lugar dos Starchitects na História Contemporânea das Instituições de Arte: Hibridismos entre o
Arquiteto e o Artista, a Arquitetura e a Escultura, o Continente e o Conteúdo – Frederico Braida Rodrigues
de Paula – Professor Adjunto – Departamento de Arquitetura e Urbanismo – UFJF
14:00 -16:30h
Sala C-II-03 – 2o. Andar/Bloco C do prédio do Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Eixo temático 3: Os Artistas e as Esferas de Poder: política, religião, e mercado
(Arte Colonial/Arte Mineira no Século XX)
Coordenadora da Sessão 3: Profa. Dra. Raquel Quinet Pífano – Instituto de Artes e Design – UFJF
João Nepomuceno Correia Castro e a história da pintura colonial mineira – Hudson Lucas Marques
Martins – Mestrando em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora
II COLÓQUIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA DA ARTE E DA CULTURA (CIHAC) “O Artista e a Sociedade” ▪ 11
O Papel do Mestre José Pereira Arouca na Construção da Capela de São Francisco de Assis de Mariana
– Natalia Casagrande Salvador – Mestranda em História da Arte pela Universidade Estadual de
Campinas (Unicamp)/Bolsista CNPq
As pinturas da Capela da Santíssima Trindade de Tiradentes e seus modelos gravados: uma análise
iconológica – Clara Habib de Salles Abreu – Mestranda PPGAV/EBA-UFRJ
Os Artistas Coloniais Brasileiros na Obra de Manoel de Araújo Porto-Alegre – Paula Ferrari – Professora
IAD/UFJF
Francisco da Silva Reis, ofício: cascateiro – Francislei Lima da Silva – Professor de História da Arte da
Universidade do Estado de Minas Gerais – Unidade Fundacional de Campanha.
14:00 – 16:30h
Sala D-I-2 – Andar térreo do bloco D do prédio do Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Eixo temático 3: Os Artistas e as Esferas de Poder: política, religião, e mercado (Renascimento)
Coordenadora da Sessão 4: Profa. Dra. Patrícia Meneses – Instituto de Artes e Design – UFJF
Francisco de Holanda: entre a doutrina da Pintura Antiga e a corte portuguesa do século XVI – Rogéria
Olimpio dos Santos – Doutoranda em História – UFJF
Delio Cantimori e suas abordagens sobre a formação da Europa Moderna: reflexões sobre os conceitos
de Renascimento e Reforma e seus diálogos com o idealismo atualista e a História da Arte – Felipe
Araújo Xavier Doutorando (Programa de Pós-graduação em História da UFJF)
A Novella del Grasso Legnaiuolo de Antonio Manetti e a condição social do artista no século XV –
Patrícia Meneses – Professora do Instituto de Arte e Design (UFJF)