O Laboratório de Análise de Glicoconjugados (LAG) tem por objetivo o estudo e a caracterização molecular e físico-química, bem como, da atividade biológica e farmacológica de polissacarídeos complexos extraídos a partir de diversas fontes.
Criado em 2007, no Departamento de Bioquímica do Instituto de Ciências Biológicas da UFJF, o Laboratório de Análise de Glicoconjugados (LAG) tem por objetivo estudar e caracterizar a estrutura molecular de polissacarídeos complexos e glicoconjugados obtidos de diversas fontes animais (terrestres ou marinhos) e vegetais, presentes na matriz extracelular, nas organelas celulares ou na membrana celular. Além disso, pretendemos relacionar essa estrutura química com atividades biológicas e farmacológicas. Especificamente, trabalhamos com glicosaminoglicanos e com polissacarídeos de algas marinhas e microalgas.
Os pesquisadores (alunos, professores e técnicos) do LAG colaboram com pesquisas de outros grupos da própria UFJF, bem como, de outras Universidades como UNIFESP, USP etc.
As principais técnicas/metodologias utilizadas no LAG envolvem cultivo de microrganismos; cultivo celular, ELISA, Western blot; zimografia; ensaios de proliferação e motilidade celular; sinalização celular; diversas metodologias químicas, físico-químicas, e modelos experimentais utilizando animais de laboratório.
As principais linhas de pesquisa são Atividade Biológica e Farmacológica de Polissacarídeos Complexos; Caracterização Estrutural e Físico-Química de Polissacarídeos Complexos; Engenharia Tecidual; Mucopolissacaridases bacterianas e Educação em Bioquímica.
As atividades de pesquisa são mantidas por órgãos de fomento (CNPq, FAPEMIG, etc), colaborações com indústrias farmacêuticas e por linhas de Inovação Científica.